Aprenda uma deliciosa receita de bolo de natal, que promete deixar o dia 25 de dezembro muito mais saboroso e surpreender todos os convidados. Esse doce tradicional também pode se tornar uma fonte de renda extra da família.

No mundo, a receita do bolo de natal ganhou diferentes versões. Na Holanda, ele é recheado com frutas cristalizadas e cereja. Na Alemanha, o recheio consiste na combinação de frutas cristalizadas e nozes. Aqui no Brasil, o que realmente faz sucesso na ceia de natal é o bolo de rei.

receita-de-bolo-de-natal

O bolo de rei chegou ao Brasil juntamente com os portugueses. A receita tem como principal característica o seu recheio com frutas secas, uvas passas e amêndoas picadas.

A tradição portuguesa diz que essa iguaria deve ser preparada com uma fava na massa. No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, o bolo deve ser servido. Quem consumir a fatia com fava terá muita sorte no ano que se inicia e a responsabilidade de preparar o próximo bolo de reis. Os brasileiros não costumam seguir o costume à risca, na verdade, eles começam a comer bolo na noite de natal.

Bolo de natal: ingredientes, como preparar

receita-de-bolo-de-natal-1

O bolo de natal é uma deliciosa opção para servir de sobremesa na ceia. Ele tem uma massa fofinha, que desmancha na boca, além de conter um recheio saboroso e uma decoração impecável. Esse quitute reforça a magia da data, já que a sua receita utiliza ingredientes natalinos, como é o caso das frutas cristalizadas, frutas secas e nozes.

Como fazer bolo de natal

Confira a seguir o passo a passo para fazer um bolo de natal:

Massa do bolo de natal

Modo de preparo da massa

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Em seguida, coloque a massa em um recipiente fundo (bowl) e adicione farinho de trigo, até chegar ao ponto de sovar. Para não deixar a massa do bolo pesada, é importante sová-la bem.

Recheio de coco e cereja

Ingredientes

– 200 gramas de coco ralado fresco

– 3 colheres de manteiga

– 100 gramas de cerejas

– 1/2 lata de leite condensado

Modo de preparo

Em um recipiente, adicione o coco ralado fresco, a manteiga, cerejas passadas pelo processador e  leite condensado. Misture bem todos os ingredientes, até obter um creme. Reserve.

Recheio de chocolate

receita-de-bolo-de-natal 1

Ingredientes da massa
– 1 ovo
– 4 gemas
– 300 gr de pamix (você encontra em lojas de confeitaria)
– 2 colheres manteiga
– 1 xícara (café) de óleo de milho
– 1 copo de iogurte
– 1 copo de agua
– 1 vidro de leite de coco
– 1 xícara de açúcar
– 80 gramas de fermento em pó
– 3 colheres fécula de batata
– 1 colher de melhorador de massa
– 1 colher (café) de sal

Ingredientes

– Chocolate meio amargo derretido

– Cerejas

Modo de preparo

Corte a barra de chocolate meio amargo em pedaços pequenos e derreta em banho-maria. A temperatura da água deve estar em, aproximadamente, 48ºC. Corte as cerejas e reserve.

Montagem

bolo de natal 1

1. Abra a massa com um rolo e deixe-a com a espessura de 1 dedo.

2. Espalhe uma camada generosa do recheio (que pode ser de coco com cereja ou de chocolate com cereja). Em seguida, acrescente: frutas cristalizadas, uva passa, figo em calda picado, nozes moídas e ameixa picada.

3. Enrole o bolo como se fosse um rocambole. Depois, corte rodelas com dois dedos de espessura e coloque-as na fôrma com fundo removível. Na hora de fazer a montagem, procure deixar uma folga entre as rodelas.

4. Enrole como um rocambole, corte rodelas com 2 dedos de espessura e vá colocando na forma de fundo removível uma do lado da outra deixar pouca folga entre elas

5. Leve o bolo de natal para assar em forno médio por 40 minutos.

Cobertura do bolo de natal

Ingredientes

– 6 colheres (sopa) de açúcar

– 2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o açúcar e a água. Adicione um pouco de canela, baunilha ou leite de coco para deixar a cobertura mais saborosa. Leve ao fogo e mexa até obter uma calda grossa. Jogue a calda sobre o bolo e acrescente cerejas.

bolo de natal 2

Dicas para o seu bolo de natal

• O Pamix é um ingrediente indispensável, pois ele garante a maciez e o aroma da iguaria natalina.

• Existem muitos tipos de coberturas que podem ser preparadas para deixar o bolo de natal mais saboroso. Diluir açúcar no suco de laranja, por exemplo, é uma alternativa muito saborosa.

• Você pode fazer uma linda decoração para o se bolo de natal! Experimente usar cerejas, nozes e castanhas.

• O natal representa uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Então, além de preparar o bolo de natal para a família, você também pode fazer essa iguaria para vender e obter uma fonte de renda extra no final de ano.

Você quer mais dicas? Então assista ao vídeo abaixo:

Receita do Dia agradece pela sua visita. Feliz Natal.

Add to Favourites