Receita de Éclair: Éclair é um doce muito famoso, conhecido pelo nome de ‘bomba’ aqui no Brasil. Ele é uma sobremesa de origem francesa, composto por recheios cremosos e cobertura. Há diversas receitas de éclair e cada uma possui um recheio diferente. Se tiver experiência na cozinha você ainda pode inovar e criar recheios e coberturas únicos.

Éclair ou bomba, pode ser uma ótima opção de lanche da tarde ou sobremesa em datas comemorativas. A seguir você aprenderá uma receita para testar em casa.

Receita de Éclair e recheios (Foto: Divulgação)

Receita de Éclair de Baunilha

A receita consiste em um éclair de baunilha, também chamado de éclair de vanilla. Essa receita rende até 50 porções e você deve seguir à risca todos os ingredientes e modo de preparo.

Receita de Éclair e recheios

Anote os ingredientes:

Massa:

– 180 gramas de manteiga;

– 200 gramas de água;

– 220 gramas de farinha;

– 200 gramas de leite;

– 8 gramas de açúcar;

– 300 gramas de ovos à 25ºC;

– 8 gramas de flor de sal;


Recheio:

– 125 gramas de açúcar;

– 2 favas de baunilha;

– 7 gramas de folha de gelatina;

– 500 ml de creme de leite;

– 100 gramas de gema de ovo;


Modo de Preparo Éclair de Baunilha

Comece peneirando a farinha e depois reserve. Agora ferva o leite com o açúcar, a água, o sal e a manteiga. Retire do fogo e adicione a farinha de trigo. Retorne com a mistura ao fogo baixo e vá mexendo até desgrudar do lado da panela e também da colher. Em seguida leve essa massa para a batedeira e bata até esfriar.

Adicione os ovos, um por um, sempre esperando a massa absorver o ovo antes de adicionar outro. Quando a massa absorver todos os ovos ela estará pronta. Leve a massa para formas específicas de éclair, depois coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e faça pequenas bolas. Leve a assadeira para o freezer e, quando estiverem congeladas, guarde-as. Aqueça o forno à 250ºC e asse as éclairs por 15 minutos, depois baixe-o para 180ºC e asse por mais 5 minutos. Deixe esfriar e faça um furo na base para o recheio.


Modo de fazer o recheio:

Para fazer o recheio você deve ferver o leite e o creme de leite. Agora mistura a gema e o açúcar, em seguida adicione um pouco do líquido quente. Junte o restante do líquido quente, leve para a panela e deixe engrossar no fogo baixo. Fique atento, pois a mistura não deve ultrapassar os 85ºC. Você deve levar esse creme para um bowl e adicionar a gelatina. Deixe esfriar e depois deixe na geladeira até endurecer. Quando isso acontecer, adiciona às éclairs e pronto.

Receita de Éclair e recheiosReceita de Éclair e recheiosReceita de Éclair e recheios

Receita de Éclair e recheios (Foto: Divulgação)

Outras opções de recheio

Há ainda outras opções de recheio para o doce. Anote outros ingredientes que podem ser misturados para fazer o recheio:

Ingredientes:

– 100 gramas de açúcar refinado;

– 1 ovo;

– 400 ml de leite;

– 50 gramas de maisena;

– 1 gema de ovo;

– 200 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo;

– 1 colher de chá de essência de baunilha;

– 1 colher de sopa de manteiga;

– 200 gramas de creme de leite.

Modo de fazer:

Como fazer o recheio: Para fazer o recheio você deve colocar para ferver o todos os ingredientes em uma panela e ficar mexendo vigorosamente até ferver, para evitar que empelote deixe esfriar. Depois é só colocar no recheio dos Éclair.

Curtiu as dicas? Veja mais receitas e dicas interessantes na página inicial da Receita do Dia.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar