A feijoada é um prato típico da culinária brasileira. A sua base consiste em feijão preto, carne de porco, tempero e muitos outros ingredientes. Nessa matéria você vai aprender a fazer uma receita muito saborosa, capaz de deixar qualquer um com água na boca.

Considerada a protagonista de muitos almoços de domingo, a feijoada é um prato apreciado pelas famílias brasileiras. O seu sabor marcante e caprichado se deve a combinação de feijão com carnes dos mais diversos tipos. A receita tradicional surgiu em Portugal, mas foi nas mãos dos escravos que a feijoada se transformou naquilo que conhecemos hoje.

Receita de feijoada

Confira a seguir o passo a passo para fazer uma deliciosa feijoada:

Ingredientes

1 kg de feijão preto
250 g de lombo defumado
200 g de costelinha de porco dessalgada
1 kg de linguiças
250 g de carne seca dessalgada
100 ml de óleo de soja
50 gramas de bacon
4 dentes de alho picado
4 folhas de louro
1 cebola média picada

Como fazer feijoada

Modo de preparo

Feijoada: prato típico da culinária brasileira. (Foto: Divulgação)
Feijoada: prato típico da culinária brasileira. (Foto: Divulgação)

1. Coloque o feijão preto, já lavado, em uma panela de pressão. Junte o lombo defumado, o bacon picado, a folha de louro e água. Leve ao fogo.

2. Assim que a panela de pressão começar a apitar, conte 5 minutos antes de transferir para um recipiente maior.

3. Dentro da panela maior, acrescente água quente. A medida certa é três dedos acima dos feijões. Depois, coloque as costelinhas, a carne seca e as linguiças.

4. Deixe a mistura ferver e acrescente água até que as carnes atinjam o ponto de cozimento ideal. Os feijões também: precisam estar macios e firmes.

5. Chegou a hora de preparar o tempero da feijoada. Em uma frigideira, coloque o óleo, a cebola picada e o alho. Deixe refogar.

6. Adicione o tempero à feijoada e misture bem. Deixe apurar até obter um caldo grosso e brilhante.

Dicas de chef

Receita de feijoada 2

  • Você não precisa usar apenas um tipo de linguiça. Experimente mesclar portuguesa, calabresa e paio.
  • A receita apresentada acima é considerada básica e leve. Algumas pessoas preferem usar outros tipos de cortes suínos e bovinos no preparo, como orelha, pé, rabo e língua. Esses ingredientes deixam o prato mais pesado, porém tradicional.
  • Para remover a acidez, experimente descascar uma laranja, retirar a parte branca e mergulhá-la na feijoada. Deixe cozinhar por alguns minutos. Retire a fruta para servir.
  • A legítima feijoada deve ser servida com arroz branco, farofa e couve refogada no azeite e no alho.

Gostou da receita de feijoada? Então comece a preparar agora! Ela fica pronta em 60 minutos e o rendimento é de 10 porções. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita!