Receita de molho de tomate: O molho de tomate é um tempero típico da nossa culinária, podendo ser usado em pratos diversos, tendo o poder de gerar um gosto irresistível e uma textura cremosa. No mercado você encontra vários modelos de molho de tomate industrializados, mas há quem prefira opções mais naturais e saudáveis.

Se você é assim, pode optar por preparar o seu próprio molho de tomate em casa, pois não há nenhum segredo. Além de ficar delicioso, ele não terá conservantes, será natural e saudável. O melhor é que você pode fazer em grande quantidade e depois congelar, para usar quando quiser. Veja a seguir como preparar um molho de tomate caseiro ideal para congelar.

RECEITA DE MOLHO DE TOMATE caseiro para congelar

Receita de molho de Tomate Caseiro

Para preparar o seu molho de tomate caseiro você irá precisar de poucos ingredientes de fácil acesso e que ainda são baratos. Dessa forma você pode preparar em grande quantidade, economizar e ainda se alimentar melhor.

Anote os ingredientes necessários:

– 1 pitada de açúcar;

– 1 cebola média picada em cubos;

– 1,5 kg de tomate maduro cortado em cubos;

– 1 dente de alho médio cortado em 4 pedaços;

– Sal a gosto;

– Temperos a gosto;

Modo de Preparo Molho de Tomate Caseiro

Para iniciar a receita você deve lavar os tomates, cortá-los em 8 partes e coloca-los na panela de pressão, com semente e pele. Adicione também o alho, o açúcar, o sal e a cebola. Feche a panela e deixe cozinhando por 15 minutos. Quando o tempo da pressão acabar, despeje a mistura no liquidificador.

Agora bata tudo até obter um creme pastoso. Em seguida peneire o creme e coloque novamente na panela, dessa vez para apurar a água e engrossar. Deixe no fogo médio por 15 minutos. Depois deixe esfriar e coloque em potinhos para congelar.

Receita de molho de tomate caseiro para congelar (Foto: Divulgação)

Receita de Molho de Tomate Caseiro com Alho

Aqui trazemos mais uma receita para você testar em casa.

Veja os ingredientes:

– 1 colher de sopa de alho em cubos pequenos;

– 1 colher de chá de orégano;

– 240 gramas de cebola em cubos pequenos;

– ¼ de pimentão verde em cubos pequenos;

– 1 colher de chá de sal;

– 15 gramas de folha de manjericão ou salsa;

– 120 gramas de cenoura em cubos pequenos;

– 60 ml de azeite;

– 1 colher de chá de tomilho;

– 3,5 kg de tomate sem pele e sem semente;

– ½ colher de chá de pimenta;

Modo de Preparo Molho de Tomate Caseiro

Em uma panela grande você deve colocar o azeite, aquecê-lo e depois adicionar a cebola, a cenoura e o pimentão. Refogue até a cebola ficar dourada. Em seguida acrescente os tomates, o tomilho, o orégano, o sal e a pimenta. Abaixe o fogo. Logo em seguida o tomate já vai começar a soltar água.

Mantenha em fogo baixo e vá mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. O tempo que o tomate ficará no fogo é relativo, pode demorar uma hora. Você deve desligar apenas quando atingir a consistência desejada. Quando isso acontecer, desligue e deixe amornar. Passe em uma peneira, ajuste o tempero e coloque em recipientes para congelar. Deixe para finalizar com a salsa e manjericão quando for consumir.

Curtiu as receitas? Veja mais dicas e receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.