Não é de hoje que a receita de risoto caipira faz sucesso na mesa das famílias brasileiras. Ele combina diversos ingredientes saborosos ao arroz branco, compondo assim um prato de dar água na boca. Nessa matéria, iremos mostrar o passo a passo para fazer essa iguaria tão popular.

O risoto caipira é um prato típico da culinária italiana, que começou a ser preparado no século XVI. Com o passar dos anos, a receita conquistou o mundo e ganhou muitas versões, como é o caso do risoto caipira. Em geral, a proposta desse delicioso acompanhamento não mudou muito: continua com a intenção de deixar o arroz úmido, cremoso e gostoso.

O risoto caipira é uma delícia que pode ser servida no almoço ou jantar. (Foto: Divulgação)
O risoto caipira é uma delícia que pode ser servida no almoço ou jantar. (Foto: Divulgação)

A receita de risoto caipira pode incorporar carnes, legumes e temperos, mas é importante tomar cuidado para que a combinação seja harmônica e perfeita. No caso da versão caipira, usa-se ingredientes com sabores intensos, como é o caso da linguiça calabresa e da pimenta.

Risoto caipira

Aprenda a fazer um risoto que leva linguiça calabresa. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um risoto que leva linguiça calabresa. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir como fazer um risoto caipira:

Como fazer risoto caipira

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz
1 colher (sopa) de azeite
4 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
1 cebola média picada
2 tomates picados e sem sementes
500 gramas de linguiça calabresa defumada picada
5 colheres (sopa) de queijo ralado
1 pimentão vermelho picado
Cheiro verde a gosto
2 colheres (sopa) de margarina

Modo de preparo

1. Inicie a receita preparando o arroz. Em uma panela, coloque o azeite com a cebola e deixe fritar. Depois, adicione os grãos de arroz (já lavados), a água e o sal. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que a água seque totalmente. Desligue o fogo e reserve.

2. Em uma frigideira grande, coloque a linguiça, o pimentão, os tomates, a margarina e a cebola. Refogue por alguns minutos e, depois, abafe com uma tampa.

3. Misture o arroz reservado ao preparo com linguiça calabresa. Acrescente o cheiro verde e misture bem. O ideal é que o prato fique cremoso e úmido. Nessa etapa, lembre-se de provar um pouco, para avaliar o sal.

Risoto caipira já no prato. (Foto: Divulgação)
Risoto caipira já no prato. (Foto: Divulgação)

4. Polvilhe queijo ralado sobre o risoto caipira e leve ao forno por 10 minutos (apenas o tempo de derreter o queijo).

5. Pronto! Agora é só decorar as porções individuais e servir.

Outros ingredientes podem ser usados no preparo do risoto caipira, como é o caso da couve, do bacon, do frango, da pimenta e até mesmo da cachaça. Essa receita “abrasileirada” rende quatro generosas porções e fica pronta em até uma hora. Bom apetite!