Receita de tofu: Quem está disposta a seguir uma alimentação vegetariana ou vegana já deve ter percebido que o tofu é a base de muitas receitas. Sendo assim, vale a pena aprender a receita de tofu que garante o preparo de sua versão caseira, especialmente para quem deseja ter sempre tofu em casa ou deseja economizar. Na verdade, o custo da receita do tofu caseiro fica a menos da metade de sua versão industrial.

Receita de tofu caseiro

tofu-caseiro

Quer saber como preparar o alimento? Então está na hora de aprender:


Como preparar o tofu caseiro

Na prática, existe duas bases para o preparo de tofu caseiro: uma delas é usar leite de soja comprado no supermercado (sem adição de açúcar) ou preparar o próprio leite de soja. O que ensinaremos agora inclui a preparação dessa base:

A receita é do site Estilo Vegan. Veja só:

Ingredientes

  • 150 g de soja em grãos
  • 10 g de sal amargo (sulfato de magnésio)

Você precisará ainda dos seguintes utensílios:

  • Saco de pano
  • Coador
  • Liquidificador
  • Espátula

Modo de fazer:

Deixe os grãos de soja de molho em ½ litro de água por no mínimo 8 horas ou até mesmo 1 noite. Depois desse tempo bata os grãos e a água no liquidificador, adicionando mais 1 litro de água no processo.

Coloque essa mistura no saco de pano e posicione sobre o coador, que deverá estar posicionado sobre a panela. Esprema o saco até que não sobre mais líquido. O que restar dele será utilizado para preparo de farelo. Já o líquido que tiver passado pelo pano e coador deverá ser fervido em fogo alto. Mexa constantemente usando uma espátula e cuidado quando levantar a fervura.

receita de tofu caseiro

Caso a espuma suba rápido acrescente um pouco de água fria, abaixe o fogo e deixe que ferva por 10 minutos, sempre mexendo com a espátula. Apague o fogo em seguida e deixe descansar por 3 minutos. Enquanto isso dissolva o sal amargo (sulfato de magnésio em um copo com água quente.

Após o leite de soja descansar pelos 3 minutos depois do fogo apagado acrescente o sulfato de magnésio e misture com a espátula. Tampe a panela e deixe por 10 minutos em chama acima de 70ºC.

Coloque o pano no coador e despeje o conteúdo da panela O objetivo é separar a água da massa do tofu. Após retirar a água, dobre as extremidades desse pano e envolva o tofu.

Agora é o momento de tratar da consistência do tofu: coloque um prato e mais um copo d’água por cima do pano no qual está o tofu e deixe por cerca de 20 minutos. Esse tempo e esse peso tem como resultado um tofu de consistência mais suave, mas quanto maior o peso e o tempo, mais consistente ficará o alimento.

Após o tempo desejado, coloque o pano com o tofu em água corrente. Depois retire o pano restando somente o pedaço do tofu. Lave o tofu em água corrente por 15 minutos para tirar o gosto do sal amargo e pronto!


Ainda tem dúvidas com a receita de tofu? Então esse vídeo pode ajudar:

Add to Favourites