Climatizador de ar – Use 23ºC

Climatizador de ar: Um pensamento comum entre pessoas que dispõe de aparelhos climatizadores é de que configurá-lo para uma temperatura mais baixa fará com que o aparelho condicione o ar mais depressa. Ou seja: de acordo com eles, quanto mais baixa a temperatura colocada, mais rápido ele fará o seu trabalho, dispondo de toda a sua capacidade. Porém, essa crença não poderia estar mais longe da verdade.

climatizador de ar 4

De acordo com um texto que vem circulando na rede, esse pensamento é errado e traz ainda alguns outros problemas. Além de não fazer com que a capacidade do aparelho seja aumentada, esse hábito ainda faz com que o climatizador de ar passe a gastar mais energia elétrica para manter o funcionamento. Então, a proposta é, ao invés de ajustar a temperatura do climatizador para 17ºC, fazer o ajuste para 23ºC.

Ar-condicionado-climatizador

Use 23°C

O que isso faz? Bom, de acordo com o texto esse simples ajuste gera uma economia de energia que pode chegar a 50%. Isso porque a redução da diferença entre as temperaturas de ambiente interno e externo reduzem a carga térmica e faz com que o climatizador trabalhe menos. Outro ponto a ser levado em consideração é que também ocorre um aumento na diferença da temperatura de troca entre fluido refrigerante e o ar da sala, o que faz com que a quantidade de calor trocado aumente.

climatizador de ar 6

Claro, o fato de ser uma corrente de internet não ajuda muito a fazer com que as pessoas acreditem, mas você pode fazer um teste simples, que é a comparação do registro do contador de energia. A preferência é fazer isso à noite: antes de usar o climatizador durante a noite, anote o valor de kWh consumido e no dia seguinte registre o resultado.

Faça isso primeiro com o climatizador de ar na temperatura dos 17ºC. Depois, para a noite seguinte faça a mesma comparação mas utilizando a temperatura de 23ºC. A diferença pode ser gritante, e o suficiente para que você decida que a economia vale a pena, ainda mais em uma época na qual sempre vale ter o cuidado de poupar o dinheiro.

Faça o teste, e se gostar do resultado que tal repassar a dica? Afinal é algo que pode ajudar muita gente tanto a economizar uma grana na conta de energia elétrica quanto a cuidar melhor do aparelho que tem em casa.

Ah, não se esqueça de deixar um comentário! Estamos curiosos para saber se a dica foi útil, ok?

Receita do Dia agradece pela sua visita!