O salpicão de frango é um prato delicioso, que pode ser preparado em diferentes ocasiões (tanto em um almoço casual de domingo, quanto também em uma ceia de natal). Ele combina diferentes ingredientes saborosos e leves, portanto, é uma ótima pedida para se alimentar bem no verão.

Existem muitas variações da receita de salpicão, que excluem ou adicionam ingredientes. Em geral, o prato leva frango desfiado, batata palha, milho, maionese e presunto. Também é possível acrescentar uva passa e maçã verde, para dar um leve sabor adocicado ao prato.

Chegou a hora de preparar um delicioso salpicão para a família. (Foto: Divulgação)
Chegou a hora de preparar um delicioso salpicão para a família. (Foto: Divulgação)

Receita de Salpicão de frango

Além de ser muito saboroso, o salpicão também tem a vantagem de ser rápido e fácil de preparar: fica pronto em menos de meia hora. O ideal é servir esse prato gelado, como se fosse uma saladinha, acompanhado de arroz branco.

Confira a seguir o passo-a-passo para preparar salpicão de frango:

Salpicão de frango 1

Como fazer salpicão

Modo de preparo

  1. Em um recipiente fundo, misture o frango, as cebolas, os pimentões, as maçãs, a uva passa branca, a salsinha, as cenouras, o salsão e os temperos. Acrescente a maionese e mexa mais um pouco o salpicão.
  2. Leve a mistura à geladeira e deixe gelar por uma hora.
  3. Misture a batata palha na hora de servir, pois assim ela não murcha.
salpicão de frango 5
Sequência do modo de preparo.

Salpicão de frango: receita e dicas

Dicas de chef

Salpicão de frango

  • Lembre-se de cozinhar o frango com sal ou um caldo de galinha, pois assim a carne ficará mais saborosa.
  • É possível substituir a maionese por creme de leite, se assim você preferir.
  • Caso você não queira comer o salpicão gelado, experimente colocá-lo no forno pré-aquecido por 10 minutos antes de servir.
  • Você pode preparar a maionese caseira para o salpicão! Basta misturar 2 ovos, sal, óleo, vinagre e cheiro verde.
  • Outros ingredientes são bem-vindos à receita, como peito de peru defumado, bacon, ervilhas, azeitonas e abacaxi. Só tome cuidado para não exagerar na combinação de sabores.

Viu só como é fácil preparar salpicão de frango? Agora é só comprar os ingredientes e preparar essa delícia em casa. O rendimento é de 10 porções e o tempo de preparo não passa de 20 minutos. Bom apetite! Receita do Dia agradece pela sua visita.

Add to Favourites