Receita de torta de banana

A torta de banana é uma opção prática e saborosa para você preparar em casa. A receita fica pronta em apenas alguns minutos e leva ingredientes simples, ou seja, baratos e fáceis de comprar e ainda possui propriedades saudáveis. Embora existam muitas variações, a torta de banana possui um objetivo especial: tirar proveito do maravilhoso sabor dessa fruta tropical. A massa normalmente é uma farofa leve e crocante, que combina perfeitamente com o recheio molhadinho. Sem falar que existe a possibilidade de trabalhar com uma calda caramelizada para tornar a torta ainda mais irresistível.

Aprenda a preparar uma deliciosa torta de banana. (Foto: Divulgação)
Aprenda a preparar uma deliciosa torta de banana. (Foto: Divulgação)

Como fazer torta de banana

A torta de banana é uma ótima opção de lanche ou sobremesa. Acompanhe a seguir o passo a passo da receita:

Ingredientes:

  • 8 bananas nanicas
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 100g de margarina
  • 1 e ½ copo de leite
  • Canela em pó a vontade
  • 3 ovos

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a margarina e a canela em pó. Mexa bem, até a mistura adquirir ponto de farofa. Reserve.

2. No liquidificador, coloque o leite e os ovos. Bata bem, até obter uma mistura homogênea. Reserve.

3. Chegou a hora de montar a torta de banana e o processo é bem simples. Coloque a metade da farofa no fundo de uma assadeira untada, distribuindo bem essa primeira camada.

Coloque as rodelas de banana sobre a farofa. (Foto: Divulgação)
Coloque as rodelas de banana sobre a farofa. (Foto: Divulgação)

4. Em seguida, adicione as fatias de banana nanica maduras, sendo bem generoso com esse recheio. Você pode, ainda, polvilhar um pouco de canela em pó.

5. Depois das bananas estarem bem forradas. Coloque o restante da farofa de novo.

6. Despeje o creme líquido a base de leite e ovos sobre a última camada de farofa.

7. Coloque a torta para assar no forno médio, pré-aquecido. Quando a farofa estiver douradinha, significa que o doce está pronto.

Dicas para torta de banana

Imagem abaixo pertence ao blog: Fare la Scarpetta

Nome da torta: Torta Rústica de Banana com Raspas de Limão Siciliano

A torta fica molhadinha. (Foto: Divulgação)
A torta fica molhadinha. (Foto: Blog Fare la Scarpetta)

• Ao invés de usar apenas leite e ovo para fazer a calda, você também pode acrescentar leite condensado e essência de baunilha para deixar a torta mais saborosa.

• Além dessa calda branca, você também pode preparar uma versão caramelizada com água e açúcar. O resultado é delicioso!

• Para deixar a torta de banana diferente e saborosa, experimente derreter dois tabletes de chocolate meio amargo em banho-maria. Depois, despeje essa cobertura sobre a farofa.

Aqui segue uma outra versão de Torta de banana passo a passo!

Prepare uma torta de banana para a sua família. Além de ser muito saboroso, esse doce possui propriedades saudáveis. Essa receita, tipicamente brasileira, fica pronta em apenas 35 minutos e rende 10 porções. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!


Receita de bolo de banana

A receita de bolo de banana de liquidificador tem uma massa molhada, macia e que desmancha na boca. A receita é bem simples, rápida e barata.

bolo de banana rápido de liquidificador
Combine banana e canela para intensificar o sabor.

Uma dica importante para que o seu bolo fique saboroso é saber escolher o tipo certo de banana. A nanica e a prata são as mais utilizadas, principalmente quando se encontram bem maduras. Se tudo for feito conforme manda a receita, você será responsável por uma sobremesa deliciosa e nutritiva.

Bolo de banana

Quer fazer bolo de banana rápido de liquidificador? Então confira a receita:

bolo de banana ingredientes

Como fazer Bolo de Banana

Modo de preparo do Bolo

1. Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e, por último, o leite. Bata bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogênea.

2. Acrescente, aos poucos, a farinha de trigo no liquidificador ligado. Por fim, adicione o fermento. Reduza a velocidade do liquidificador e bata apenas para que a massa possa incorporar o fermento.

3. Prepare o caramelo para o seu bolo de banana. Para fazer isso, basta colocar o açúcar para derreter em uma panela e depois juntá-lo com água quente. Deixe a calda engrossar.

Bolo de banana rápido de liquidificador 2
Passo a passo. (Foto: Divulgação)

4. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo. É importante que o modelo seja sem furo central.

5. Despeje o caramelo por toda a forma untada, espalhando uniformemente.

6. Corte as bananas em fatias compridas e coloque-as sobre o caramelo.

7. Adicione a massa à assadeira e leve o bolo para assar, em forno médio pré-aquecido, por cerca de 40 minutos.

8. Pronto! Agora é só esperar amornar para desenformar. Quando você virar o bolo de cabeça para baixo, as bananas vão ficar por cima. Salpique canela e corte em pedaços para servir.

Não esqueça: O ideal é desenformar morno e ao tirar do forno virar com um prato para que escorra a calda.

Prático e muito saboroso, o bolo de banana definitivamente conquistou a preferência das famílias brasileiras. A sua receita tem muitas variações, podendo ser incrementada com açúcar e canela.
Prático e muito saboroso, o bolo de banana definitivamente conquistou a preferência das famílias brasileiras. A sua receita tem muitas variações, podendo ser incrementada com açúcar e canela.

Bolo de Banana Passo a passo

Quer mais dicas para fazer o seu bolo de banana? Assista ao vídeo abaixo e veja uma outra versão do Bolo de Banana:

O bolo de banana de liquidificador tem uma massa molhada, macia e que desmancha na boca. Você levará, em média, 1 hora para fazer essa receita e o rendimento é de 10 porções. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!