Você conhece a torta napolitana? Esse doce tem encantado milhares de pessoas por causa do seu sabor irresistível e aparência capaz de deixar qualquer um com água na boca. A sobremesa parece coisa típica de confeitaria, mas você pode prepará-la em casa de forma simples e prática.

Bonita, saborosa e sofisticada, a torta napolitana tem feito muito sucesso nas casas brasileiras. Em sua essência, ela nada mais é do que um doce que harmoniza três sabores diferentes: creme de chocolate, creme de baunilha e morango. Essa sobremesa também se destaca por causa da sua crocância, proporcionada pela bolacha triturada.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer uma deliciosa torta napolitana. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer uma deliciosa torta napolitana. (Foto: Divulgação)

Receita de Torta Napolitana

Confira a seguir o passo a passo para preparar uma deliciosa torta napolitana:

Esse doce parece de confeitaria. (Foto: Divulgação)
Esse doce parece de confeitaria. (Foto: Divulgação)

Como fazer torta napolitana

Ingredientes:

1 pacote de bolacha maisena triturada
1 lata de leite condensado
350 g de chocolate meio amargo derretido
1 gema peneirada
1 caixinha de creme de leite
1 1/2 lata de leite (usar a embalagem do leite condensado como medida)
1 colher (café) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de amido de milho
300g de morangos picados
2 claras batidas em neve com 2 colheres de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a bolacha maisena triturada com 150g do chocolate meio amargo derretido. Faça isso usando as pontas dos dedos, até formar uma farofa.

2. Use a farofa para forrar uma forma de fundo falso. Reserve.

3. O próximo passo consiste em preparar o creme branco. Em uma panela, adicione o leite condensado, o leite, a gema peneirada e o amido de milho. Acrescente a essência de baunilha para que o creme não fique com gosto forte de ovo. Leve a panela ao fogo e mexa bem até engrossar.

4. Despeje o creme branco sobre a farofa de bolacha com chocolate. Em seguida, faça uma camada de biscoito triturado, só que dessa vez sem misturar com o chocolate. A quarta camada da torta deve ser elaborada com os morangos fatiados. Reserve.

5. Chegou a hora de preparar a ganash para finalizar a deliciosa torta napolitana. Para isso, basta misturar 200 g de chocolate meio amargo derretido com uma caixinha de creme de leite. Misture bem, até obter um creme homogêneo.

Decore a torta da forma que preferir. (Foto: Divulgação)
Decore a torta da forma que preferir. (Foto: Divulgação)

6. Para dar mais consistência a ganash de chocolate e deixá-la parecida com um mousse, você deve acrescentar as claras batidas em neve e 1 envelope de gelatina sem sabor (hidratada, como mandam as orientações do fabricante).

7. Cubra a torta napolitana com o creme de chocolate, fazendo uma camada generosa. Leve ao refrigerador por duas horas para gelar.

8. Assim que o creme de chocolate adquirir firmeza, você já pode decorar a torta da forma que preferir. Use morangos inteiros e raspas de chocolate.

9. Pronto! Agora é só desenformar a torta e servir.

A receita de torta napolitana rende 10 porções e pode ser servida em qualquer momento do dia. Receita do Dia agradece a sua visita. Bom apetite!