Como fazer Trufas caseiras

Você tem muitas pessoas para presentear nessa páscoa e pouco dinheiro para investir? Então experimente preparar trufas caseiras deliciosas para essa ocasião. A receita é bem simples e prática, além do que tem um custo bem mais acessível do que fazer vários ovos de páscoa.

A trufa de chocolate é um tipo de doce que tem conquistado a preferência dos brasileiros. Ela leva um recheio marcante e saboroso, que também tem o chocolate como principal ingrediente. Existem trufas dos mais diversos sabores, como morango, limão, paçoquinha, leite ninho, maracujá, brigadeiro e beijinho. Nessa matéria iremos ensinar a fazer a receita tradicional.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer irresistíveis trufas. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer irresistíveis trufas. (Foto: Divulgação)

Receita de trufas caseiras deliciosas

Confira a seguir como preparar trufas em casa:

Ingredientes:

  • 500 g de chocolate ao leite
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher de essência de amêndoas
  • 1 colher (sopa) de glucose de milho
  • 500 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

1. Comece preparando o recheio. Coloque o creme de leite sem soro em uma panela, juntamente com a glucose de milho e a margarina. Leve ao fogo e fique mexendo a mistura.

Você pode fazer o acabamento da trufa da forma que preferir. (Foto: Divulgação)
Você pode fazer o acabamento da trufa da forma que preferir. (Foto: Divulgação)

2. Quando a mistura começar a fazer bolinhas, desligue o fogo. Acrescente o chocolate ao leite picado e por último a essência. Mexa bem o recheio da trufa, até formar um creme homogêneo. Leve à geladeira e use apenas no dia seguinte.

3. Corte o chocolate meio amargo em pedaços e derreta em banho-maria. Ao realizar essa técnica culinária, é muito importante tomar cuidado para não respingar água ou vapor no chocolate.

4. Despeje o chocolate derretido em uma pedra de mármore para dar o choque térmico. Mexa com uma espátula e depois coloque uma pequena quantidade nos lábios para verificar se a temperatura está apropriada. O ideal é sentir uma leve sensação fria.

5. Pegue a trufa, faça bolinhas do tamanho desejado. Depois, passe no chocolate derretido, como se fosse uma cobertura. Para fazer esse “banho”, use uma colher de sopa e lembre-se de não deixar a trufa em contato com o chocolate por muito tempo.

6. Forre um recipiente com papel manteiga e vá colocando as trufas.

O recheio desmancha na boca. (Foto: Divulgação)
O recheio desmancha na boca. (Foto: Divulgação)

trufas

7. Deixe as trufas em um local fresco, para que a cobertura de chocolate possa endurecer. Deixe o chocolate “respirar” a noite inteira, sem abafá-lo.

8. Finalize a receita peneirando um pouco de chocolate em pó sobre as trufas.

Assista a seguir um vídeo explicando o passo a passo da receita de trufa caseira:

Essa receita rende 25 porções e promete fazer sucesso com toda a sua família. Feliz páscoa!

Aproveite e venha visitar a nossa fanpage: Receita do Dia!

Add to Favourites