O arroz de festa é um prato bastante conhecido e muito utilizado em almoços de família ou em eventos cuja comida servida é caseira. Ele pode ser preparado e servido em diversos eventos e o seu preparo é muito fácil e rápido. Se você está pensando em inovar e quer testar receitas diferentes, o arroz de festa pode ser uma boa opção.

Para prepara-lo não é preciso ter muito conhecimento na cozinha, sendo uma receita bem simples de ser seguida. Continue lendo a seguir para conferir os ingredientes!

Receita de Arroz de Festa

São usados vários ingredientes para o preparo da receita, mas todos eles podem ser encontrados facilmente. Veja a seguir quais são:

– 1 lata de cerveja pilsen;

– 1 litro de água fervente;

– 1 xícara de chá de 7 cereais integrais;

– 1 copo de requeijão cremoso;

– ½ xícara de chá de arroz integral;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– 1 cebola média picada;

– 1 cenoura grande ralada fina;

– Sal a gosto.

Misture os cereais, o arroz e a água fervente. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Tempere com sal a gosto e baixe o fogo. Deixe a panela semi-tampada até que a água seque e depois reserve. Em outra panela, refogue a cebola na manteiga até que murche, depois acrescente a cenoura e refogue por 1 minuto. Adicione os grãos cozidos na panela e acrescente a cerveja.

Retorne a panela ao fogo baixo, mexendo sem parar até que os grãos fiquem bem macios. Retire do fogo, adicione o requeijão e sirva.

Receita de Arroz de Festa – Opção 2

O arroz de festa pode ser preparado com ingredientes diferentes. Veja essa segunda opção de receita:

– 2 dentes de alho amassados;

– ½ xícara de chá de castanha de caju torrada e picada;

– 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido;

– 1 colher de sopa de manteiga;

– ½ xícara de chá de damasco picado;

– 1 colher de sopa de óleo;

– 1 e ½ xícara de água fervente;

– ½ xícara de chá de uvas passas brancas;

– 1 xícara de chá de espumante branco seco;

– ½ xícara de chá de uvas passas pretas;

– Sal e pimenta do reino a gosto.

Em fogo médio você deve derreter a manteiga com o óleo, depois adicione o alho e frite até dourar. Adicione o arroz e frite por 2 minutos. Adicione a água fervente, o espumante, a pimenta e o sal. Cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada por 15 minutos. Adicione o damasco e as uvas e tampe. Cozinhe por 5 minutos. Deixe descansar por 10 minutos tampado e solte o arroz com um garfo. Transfira para um recipiente e decore como preferir.

O arroz de festa é perfeito para o Natal, Ano Novo e qualquer outro tipo de festa que você comemore em família. É fácil de fazer e você pode usar vários ingredientes de sua preferência para criar algo bem personalizado.