Arroz de forno vegetariano: O arroz de forno é uma receita bastante tradicional e preparada principalmente em almoços em família ou em feriados em que todos se juntam. A receita ainda é um prato muito solicitado em festas e eventos que envolvem almoços e jantares.

O arroz de forno tradicional trata-se de uma receita não muito calórica, mas que possui ingredientes que torna o prato inconsumível para quem é vegetariano. Pensando nisso, os chefes de cozinha criaram algumas versões do arroz de forno, totalmente vegetarianas. Se você segue esse tipo de alimentação e deseja aprender a fazer um arroz de forno vegetariano, confira a seguir todas as instruções!

Arroz de forno vegetariano

Receita de Arroz de Forno Vegetariano – opção 1

Essa receita rende até 4 porções e demora somente meia hora para ficar pronta. Veja os ingredientes necessários a seguir:

– 1 caldo de legumes

– 2 tomates fatiados

– 5 colheres de sopa de azeitona verde picada

– 3 xícaras de chá de arroz integral ou branco cozido

– ½ xícara de chá de queijo mussarela ralado

– 1 abobrinha italiana ralada

– ½ xícara de chá de requeijão cremoso

– 1 cenoura pequena ralada

– ½ pimentão vermelho em cubos

– ½ xícara de chá de água quente;

– Sal, pimenta do reino e manjericão fresco picado a gosto.

Você deve misturar o arroz com a cenoura, a abobrinha, o pimentão, o requeijão, a azeitona e com o caldo de legumes já dissolvido em água. Em seguida tempere com sal, pimenta e com o manjericão se gostar. Coloque essa mistura em um recipiente de tamanho médio e cubra com o tomate fatiado. Polvilhe o queijo por cima e leve ao forno médio por 20 minutos. Para servir você também pode polvilhar um pouco de manjericão por cima.

Receita de Arroz de Forno Vegetariano – opção 2

Para a segunda opção de arroz de forno vegetariano, você precisará dos ingredientes a seguir:

– 1 tomate picado

– 3 xícaras de arroz integral

– 1 cebola pequena picada

– 1 cenoura picada

– 2 colheres de sopa de extrato de tomate

– 2 xícaras de brócolis picado

– 3 colheres de sopa de azeite

– 1 xícara de berinjela picada

– 1 abobrinha cortada em fatias pequenas

– Sal, alho e manjericão a gosto.

Coloque o arroz em uma panela com cerca de 6 xícaras de água e cozinhe-o até que fique bem macio. Escorra-o e reserve. Agora em outra panela você deve dourar a cebola e o alho, depois acrescente o brócolis, a cenoura, a abobrinha e a berinjela. Refogue por 5 minutos, adicione o tomate e o extrato. Agora acrescente o arroz, o sal, o manjericão e uma xícara de água. Cozinhe por 5 minutos em fogo baixo, depois leve essa mistura para um recipiente e leve ao forno a 180ºC por 10 minutos. Essa receita rende cerca de 8 porções e pode ser consumida por qualquer pessoa, sem restrições. Você pode adicionar outros legumes e verduras que gostar, assim como substituir alguns dessa receita.