O Bolo Camafeu é extremamente conhecido em nosso país pelo nome de rocambole de nozes, sendo uma das receitas preferidas de muitas pessoas. O rocambole em si é bastante conhecido e pode ser encontrado até mesmo em padarias, mas o sabor de nozes você mesmo pode preparar em casa e aproveitar dessa delícia de prato.

O Bolo Camafeu é ideal para os lanches da tarde e também para reuniões familiares e de amigos. O seu preparo pode ser feito em menos de duas horas e rende porções para seis pessoas. A seguir, veja como preparar esse bolo maravilhoso.

Receita de bolo camafeu

Receita Bolo Camafeu

Para preparar o Bolo Camafeu você irá precisar de ingredientes para o próprio camafeu, para a massa do rocambole e para o fondant que dará um toque especial ao seu bolo. Veja os ingredientes a seguir, separados por categoria!

Ingredientes para o preparo do Camafeu:

– 1 colher de sopa de manteiga;

– ½ lata de creme de leite com soro;

– 1 xícara de nozes processadas;

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó;

– 1 lata de leite condensado;

– 1 pitada de sal.

Ingredientes para a massa:

– ¼ de xícara + ¼ de xícara de açúcar cristal;

– 45 gramas de manteiga sem sal derretida e ainda morna;

– 2/3 + ¼ de farinha de trigo peneirada;

– 3 claras;

– 3 gemas;

– 1 colher de sopa de vinagre ou de suco de limão.

Ingredientes para o fondant:

– 5 colheres de sopa de leite;

– 4 xícaras de açúcar impalpável.

Receita de bolo camafeu

Modo de Preparo Bolo Camafeu

Para preparar o camafeu você deve processar as nozes e deixa-las bem finas, depois deve misturar todos os ingredientes para o preparo do camafeu em uma panela e cozinhar até dar o ponto do brigadeiro mole. Reserve essa mistura.

Agora você deve preparar a massa. Enquanto a manteiga amorna, você deve bater as claras com o vinagre/suco. Assim que começar a espumar, adicione ¼ de xícara do açúcar cristal e bata até o ponto de picos duros. Reserve. Em um recipiente, bata as gemas com a outra parte do açúcar até formar um creme fofo e branco.

Peneire a farinha de trigo por cima dessa mistura das gemas, além de adicionar também a manteiga derretida. Misture com uma espátula até ficar homogêneo. Adicione as claras em neve em duas partes, incorporando-a na massa com movimentos leves, do centro para fora e de baixo para cima. Forre com papel manteiga uma forma retangular e despeje a massa, formando uma camada fina e lisa. As laterais do bolo devem ficar retas. Leve para assar por 12 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC. Para preparar o fondant, você deve ir adicionando o leite aos poucos no açúcar e misturar bem. Depois reserve.

Para montar o seu bolo, você deve estica-lo sobre uma superfície lisa. Polvilhe açúcar cristal por cima e desenforme a massa quente sobre um pano de prato limpo umedecido. Espalhe o camafeu por todo o bolo, deixando uma das bordas sem. Enrole a massa com cuidado, com o auxílio do pano. Ela deve ficar firme e fechada. Leve para a geladeira até que esfrie. Retire e corte as pontas do bolo para ele ficar uniforme. Coloque o fondant por cima.

Receita de bolo camafeu vídeo

Se você está com dificuldades, segue uma outra versão do bolo camafeu passo a passo:

Viu só como é fácil de preparar o bolo camafeu? Veja mais deliciosas receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.