Bolo Capixaba: saboroso, docinho e você vai aprender rapidinho

O bolo capixaba é uma receita típica do estado do Espírito Santo, mas é adorada por todo o país, por isso centenas de pessoas buscam por essa receita para que possa recriar o bolo em sua própria casa. O bolo capixaba é uma ótima opção de bolo para o café da tarde, em qualquer época do ano.

O seu preparo pode levar ingredientes diferentes, por isso há cerca de 3 versões da mesma receita. Você pode testar todas elas e assim descobrir qual fica mais gostosa de acordo com o seu paladar. A seguir, veja como preparar o Bolo Capixaba.

Receita Bolo Capixaba

Para essa receita do Bolo Capixaba você não precisa de uma lista enorme de ingredientes: com menos de 10 produtos você consegue recriar o bolo delicioso em sua casa e provar o gostinho que foi criado pelos moradores da região. Para preparar a primeira versão do bolo, os ingredientes usados são os seguintes:

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo;

– 3 ovos;

– 1 colher de sopa de queijo ralado;

– 1 xícara de chá de açúcar refinado;

– ½ xícara de chá de água;

– ½ xícara de chá de açúcar confeiteiro.

Modo de fazer:

Você deve bater as claras em neve, depois acrescente o açúcar e vá batendo até emulsificá-lo. Reserve. Em um recipiente, você deve misturar as gemas dos ovos com a farinha de trigo, depois acrescente a água e o queijo, e misture bem. Junte com as claras em neve e misture suavemente. Coloque em uma fôrma de buraco e asse no forno preaquecido por 40 minutos.

Receita de bolo de capixaba

Bolo Capixaba econômico – Segunda opção

Para essa segunda opção, você irá usar ainda menos ingredientes. Veja a lista completa a seguir:

– 10 colheres de água;

– 3 ovos;

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo;

– 2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de fazer:

Você deve bater as claras em neve, depois acrescentar o açúcar e ir batendo. Em seguida, acrescente as gemas, a farinha e a água nessa mistura, e mexa bem. Coloque na fôrma e leve para assar por 45 minutos. Você pode usar o teste do palito para saber se o prato está pronto.

Bolo Capixaba rápido – Terceira opção

Essa receita possui um modo de preparo bem semelhante às anteriores e pode ser feita na mesma velocidade. Os ingredientes usados são os seguintes:

– 1 colher de sopa de queijo ralado;

– 3 ovos;

– 10 colheres de sopa de água;

– 2 copos americanos de açúcar;

– 2 copos americanos de farinha de trigo.

Modo de fazer:

Bata novamente as claras em neve, adicione o açúcar e continue batendo. Adicione à essa mistura o restante dos ingredientes e mexa bem para que todos eles se incorporem. Leve para assar por 40 minutos.

Essas são as principais receitas que rondam o país, passando de geração para geração entre várias famílias. Todas elas possuem ingredientes baratos e fáceis de encontrar, além de poderem ser preparadas em poucos minutos para o seu café da tarde ou para uma reunião com os seus amigos. Veja mais receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia.

Para mais receitas deliciosas, participe do nosso Telegram!