Aprenda a fazer bolo de abacaxi caramelizado, uma delícia que qualquer cozinheiro de primeira viagem pode tentar fazer em casa. O segredo dessa sobremesa está em acertar o ponto da cobertura e em desenformar no tempo certo.

O bolo é uma receita típica da culinária brasileira e que combina perfeitamente com o verão. A massa, macia e fofinha, se torna levemente úmida graças a calda de açúcar e às fatias de abacaxi.

Aprenda a preparar um delicioso bolo de abacaxi. (Foto Ilustrativa)

Receita de bolo de abacaxi caramelizado

Veja a seguir o passo a passo para fazer o bolo caramelizado:

Ingredientes:

– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 2 xícaras (chá) de açúcar

– 4 ovos

– 100g de manteiga sem sal

– 1 lata de abacaxi em calda

– 1 xícara de calda de abacaxi

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

– ½ xícara (chá) de água (para a calda)

– 1 xícara (chá) de açúcar (para a calda)

Como fazer bolo de abacaxi

Bolo de abacaxi caramelizado 2

  1. Inicie a receita preparando o caramelo. Em uma panela, coloque o açúcar com a água. Leve ao fogo e mexa, até a calda começar a engrossar.
  2. Coloque o caramelo em uma assadeira, forrando bem a superfície. Em seguida, distribua as fatias de abacaxi sobre essa calda. Reserve.
  3. Chegou a hora de fazer o bolo. Bata as claras até atingir ponto de neve. Reserve.
  4. Na batedeira, junte a manteiga, as gemas e o açúcar. Bata bem, até formar um creme homogêneo e claro. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, tomando o cuidado de peneirá-la para que a massa fique bem leve. Coloque a calda de abacaxi, intercalando com a farinha.
  5. Acrescente as claras em neve à massa e, por último, o fermento em pó. Depois de adicioná-lo à massa, mexa calmamente com um fuê.
  6. Espalhe a massa do bolo sobre a assadeira caramelizada e com fatias de abacaxi. Coloque para assar em forno preaquecido por 40 minutos.
  7. Antes de tirar o bolo do forno, tenha o cuidado de fazer o teste do palito: perfure a massa com um palitinho, se o mesmo sair seco, é sinal de que está no ponto.
  8. Desenforme o bolo de abacaxi antes que o caramelo esfrie totalmente. É muito importante tomar esse cuidado para a calda não grudar na assadeira.
  9. Pronto! Agora é só cortar em pedaços e servir.

Bolo de abacaxi caramelizado

O bolo de abacaxi caramelizado não fica enjoativo, afinal, o azedinho da fruta quebra um pouco o doce do caramelo e da massa. Essa receita fica pronta em 60 minutos e o seu rendimento é de 10 porções. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.

Salvar

Salvar