Um delicioso bolo de banana com nozes nos faz lembrar muito dos cafés que tomamos na casa de nossas avós, não é mesmo? Para que você possa sempre sentir o sabor e o aroma desse maravilhoso prato, vamos te ensinar hoje uma receita maravilhosa.

Faça a preparação para receber seus amigos em casa ou para compartilhar com a sua família. Temos certeza de que todos os seus convidados vão adorar e ainda pedirão a receita. O bolo rende cerca de 8 porções e fica pronto em aproximadamente 1 hora. Confira:

Receita de bolo de banana com nozes

Receita de Bolo de banana com nozes(foto:divulgação)

Receita: Bolo de banana com nozes

Você vai precisar de:

– 2 ovos inteiros

– 3 colheres de chá de fermento químico em pó

– 1 colher de sopa de baunilha

– 1 xícara de chá de açúcar mascavo

– ½ xícara de chá de nozes picadas

– 4 bananas maduras e amassadas

– ½ xícara de chá de manteiga

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo

– ½ colher de chá de sal.

Modo de preparo:

Ligue o forno em uma temperatura de 180 graus para preaquecê-lo. Na batedeira, coloque o açúcar mascavo e a manteiga e bata-os até que formem um creme de consistência leve. Aos poucos, vá acrescentando os ovos à mistura e batendo novamente a cada ovo adicionado. Depois disso, é hora de colocar a baunilha e as bananas amassadas. Em um recipiente separado, misture o sal, a farinha de trigo e o fermento químico. Então, misture os ingredientes do recipiente com os que estão na batedeira e acrescente as nozes picadas. Misture novamente até que todos os ingredientes fiquem incorporados. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar por cerca de uma hora ou até notar que o bolo está dourado. Espere o bolo esfriar e sirva!

Receita de bolo de banana com nozes

Conheça alguns benefícios da banana

Agora que já aprendemos a receita, que tal aprender um pouco mais sobre os seus ingredientes? A banana, por exemplo, é rica em potássio e fibras, excelentes para a redução da pressão sanguínea e bom funcionamento do intestino.

A banana é uma boa fonte de carboidratos, sendo uma ótima opção para lanches, impedindo que as taxas de glicose sanguíneas fiquem abaixo do esperado. Ela pode ajudar na má digestão, reduzir o estresse, manter os batimentos cardíacos em um nível normal e manter a saciedade por um longo tempo.

Os diferentes tipos de banana

Como sabemos, existem diferentes tipos de bananas, cada uma com seu valor nutritivo, sabor, aroma e textura. Mas você sabe qual a melhor para usar em suas receitas? A banana-ouro, por exemplo, é pequena e doce, ótima para incrementar bolos e fazer vitaminas. A banana-maçã é a ideal para purê ou para ser degustada in natura. A banana-da-terra é uma ótima opção para ser frita, cozida ou assada. Já a banana-nanica é a mais indicada para fazer bolos e, a banana-prata, é a melhor para fazer vitaminas e para comer em sua forma natural.

Receita de bolo de banana com nozes

Conheça os benefícios das nozes

As nozes, outro ingrediente que tem destaque em nosso bolo, também possui muitas propriedades e ações benéficas ao nosso organismo. Consumindo algumas nozes ao dia, podemos garantir a prevenção ao câncer de mama e próstata, ajuda no ganho de massa magra e controle dos níveis de glicose sanguínea. Além disso, as nozes podem ser muito benéficas para a nossa saúde cardiovascular, cerebral e óssea, pode ajudar na perda de peso e controle dos sintomas da síndrome metabólica.

Curtiu a receita de bolo de banana com nozes? Veja mais deliciosas receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.