Quem é que não gosta de um delicioso bolo de cenoura quentinho para a hora do café? E com uma cobertura de chocolate então, fica ainda mais gostoso! O bolo de cenoura está presente na casa da maioria dos brasileiros e conquista o coração – e o estômago – até daqueles que não gostam muito de vegetais.

O sabor único e contrastante entre a cenoura e o chocolate nos fazem querer sempre mais um pedaço e, para que você possa desfrutar dessa delícia sempre que quiser, trouxemos uma maravilhosa receita de bolo de cenoura com cobertura de chocolate para você fazer quando for receber seus amigos ou simplesmente para quando bater a vontade.

Receita de bolo de cenoura

Receita: Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Para a massa, você vai precisar de:

– 3 cenouras grandes;

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo;

– 2 xícaras de chá de açúcar;

– 1 colher de sopa de fermento químico;

– 1 xícara de chá de óleo de canola.

Receita de bolo de cenoura

Para a cobertura de chocolate, você vai precisar de:

– 20 ml de conhaque (não é necessário)

– 170 gramas de chocolate;

– 200 gramas de creme de leite fresco.

Modo de preparo da massa:

Antes de começar a preparar a massa, você já pode ligar seu forno para preaquecê-lo em fogo médio. Agora, descasque as cenouras e corte-as em rodelas para que seja mais fácil de acrescentá-las na massa. Em um liquidificador, bata o óleo de canola, os ovos, as cenouras cortadas e o açúcar até que todos os ingredientes se misturem completamente. É normal que a massa fique líquida nesse ponto. Coloque a farinha de trigo em uma batedeira e, aos poucos, vá colocando a mistura que foi feita no liquidificador. Mantenha a batedeira em velocidade média. Assim que todos os ingredientes estiverem misturados de maneira homogênea, é hora de adicionar o fermento. Bata mais um pouco, dessa vez em velocidade baixa. Unte e enfarinhe uma assadeira e despeje sobre ela a massa de cenoura. Leve ao forno que já estará ligado por cerca de 1 hora e espere até que a massa esfrie um pouco para desenformar seu bolo.

Receia de bolo de cenoura

Modo de preparo da cobertura de chocolate:

Pegue o chocolate que você escolheu para a cobertura e quebre-o em pequenos pedaços, essa etapa pode ser facilitada com a ajuda de um processador ou liquidificador, caso prefira. Em uma panela, esquente o creme de leite até que comece a borbulhar. Com o processador ou liquidificador ainda ligado e com o chocolate dentro, vá colocando aos poucos o creme de leite aquecido até que os ingredientes estejam completamente incorporados. Cuide para não bater demais. Espere até que a cobertura esfrie um pouco até que seja o momento ideal de colocá-la por cima do seu bolo, isso é, quando ela não estiver endurecida nem muito quente. Pronto, seu bolo estará pronto para ser servido!

Bolo de cenoura

Conheça alguns dos benefícios da cenoura

Certamente você já ouviu sua mãe ou sua avó falarem que cenoura faz bem para a visão e achou besteira. Mas saiba que elas estavam certíssimas. A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, que nos ajuda a enxergar em locais com pouca iluminação.

Além disso, o vegetal é um excelente ajudante para manter o bronzeado do verão por conta da sua alta fonte de betacaroteno, que faz com que a melanina do nosso corpo seja estimulada. Ela ainda ajuda no combate aos radicais livres, fazendo com que nossa pele fique longe do envelhecimento precoce.

Por último, mas não menos importante, a cenoura também pode ajudar na digestão por conta de sua considerável taxa de fibras. Elas são as responsáveis por eliminar as substâncias tóxicas do nosso organismo a partir do bom funcionamento intestinal.

Receita de bolo de cenoura

Curtiu a receita de bolo de cenoura? Veja mais deliciosas receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.