O camafeu de nozes é um doce que faz sucesso em festas de aniversário, casamento, entre outros eventos. Além de ser muito saboroso, a sua decoração também é capaz de impressionar, afinal, se inspira em um objeto nobre, utilizado em joias e adornos de roupas.

Receita de Camafeu de nozes

Com certeza você já parou na frente da vitrine de uma padaria e se encantou com os camafeus. Esses docinhos, preparados a base de nozes, são saborosos, sofisticados e capazes de tornar o cardápio de qualquer festa mais interessante.

Um docinho chique e super saboroso. (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

– 2 latas de leite condensado

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 200g de nozes moídas

– 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– 2 colheres (sopa) de água morna

– 40 pedaços inteiros de nozes

Como fazer camafeu de nozes

Separamos uma deliciosa receita de camafeu de nozes para você fazer em casa. Confira:

  1. Em uma panela, coloque o leite condensado, as nozes moídas e a manteiga. Deixe cozinhar em fogo médio e tome cuidado para não queimar. Quando esse recheio começar a engrossar, desligue o fogo. Reserve.
  2. Unte um prato com manteiga e coloque nele o recheio do camafeu. Espere esfriar.
  3. Chegou a hora de enrolar os docinhos! Forre a mesa com papel manteiga, unte as mãos e comece a fazer as bolinhas, dando o formato de camafeu. Lembre-se de que esse formato é bem parecido com um croquete, só que menor.
  4. Deixe os doces repousando sobre a superfície revestida, enquanto aguardam a cobertura.
  5. Para preparar a cobertura, coloque o açúcar de confeiteiro (peneirado) em uma tigela, juntamente com o suco de limão e a água. Avalie a textura, pois se ficar muito grosso, é preciso colocar um pouco mais de água. O ideal é que ela seja levemente consistente, para formar uma camada lisa e saborosa. Camafeu de nozes
  6. Mergulhe cada docinho na cobertura branca, com a ajuda de um garfo.
  7. Enquanto a cobertura ainda estiver mole, coloque os pedaços inteiros de nozes para decorar.
  8. Assim que os camafeus secarem, é só arrumá-los nas forminhas de papel.

Dicas de chef

Ao invés de preparar essa cobertura de açúcar, você pode usar foudant para cobrir os camafeus. Esse ingrediente, muito utilizado na decoração de bolos, pode ser encontrado à venda pronto nas lojas especializadas. O único trabalho é derreter em banho-maria.

Camafeu de nozes 3

Agora você já sabe como fazer camafeu de nozes. O rendimento dessa receita é de 40 unidades e o tempo de preparo não passa de 1 hora. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.