Início DOCES E SOBREMESAS Chico Balanceado: sobremesa doce, cremosa e fácil de fazer

Chico Balanceado: sobremesa doce, cremosa e fácil de fazer

por Bety Krause
Receita de chico balanceado

Chico Balanceado pode parecer um nome esquisito, mas estamos falando de um doce delicioso que é muito conhecido no Sul do Brasil. É um doce de camadas que gera uma sobremesa única, ideal para os feriados e momentos em família. A receita rende em torno de 10 unidades e pode ser preparada em família, aumentando assim a diversão.

A receita é dividida em três partes e exige bastante atenção para que tudo saia como o esperado. Se você ficou curioso para saber do que se trata esse doce, poderá conferir sua receita a seguir e colocá-la em prática na sua casa.

chico balanceado

Receita Chico Balanceado

A receita de Chico Balanceado engloba ingredientes para o creme de confeiteiro, para as bananas caramelizadas e também para um merengue francês. A seguir, veja todos os ingredientes necessários!

Ingredientes para o creme de confeiteiro:

– 1 lata de creme de leite;

– 12 gemas;

– 1 litro de leite;

– 80 gramas de amido de milho;

– Sementes de 1 fava de baunilha;

– 250 gramas de açúcar.

Ingredientes para as bananas caramelizadas:

– Sementes de ½ fava de baunilha;

– 10 bananas cortadas em rodelas;

– 1 xícara de açúcar.

Ingredientes para o merengue:

– ½ colher de chá de suco de limão;

– 12 claras;

– 400 gramas de açúcar.

Modo de Preparo Chico Balanceado

Com todos os ingredientes em mãos, você está pronto para começar a receita. É preciso começar preparando o creme de confeiteiro, fervendo o leite, a baunilha e metade do açúcar em uma panela. Deixe o leite esquentando e junte, em um recipiente, a outra metade do açúcar com as gemas e o amido. Misture bem usando um fouet. Assim que o leite ferver, coloque no máximo duas conchas dele sobre a mistura das gemas, mexendo sem parar. Despeje o resto e misture bem.

Devolva essa mistura para a panela e deixe ferver, não deixando de mexer. Assim que surgir a primeira bolha, conte 3 minutos e desligue o fogo. Acrescente o creme de leite, misture e leve essa mistura para uma travessa. Reserve.

O próximo preparo é as bananas caramelizadas. Você deve caramelizar o açúcar em uma frigideira e assim que ele derreter, acrescente as bananas e a baunilha. Tampe e mexa de vez em quando. Quando as bananas estiverem macias e houver um caramelo líquido, leve para o creme de confeiteiro.

Para preparar o merengue francês, você deve bater as claras e adicionar o suco de limão assim que elas começarem a espumar. Acrescente depois 1/3 do açúcar. Assim que a mistura estiver esbranquiçada e com espuma, adicione mais uma parte do açúcar. Quando estiver formando ondinhas, adicione o restante do açúcar. Bata até ficar em picos duros. Coloque o merengue em um saco de confeitar.

Agora você deve decorar a superfície das bananas com o merengue, fazendo círculos. Leve a travessa para o forno com a grelha superior acesa para que a superfície do doce fique dourada. Depois sua sobremesa estará pronta para ser servida e saboreada.

Você tem dúvidas? Veja uma versão diferente em vídeo

1

Você pode gostar

Receita do Dia
Receita do Dia disponibiliza receitas saudáveis, completas e instruções fáceis de seguir.