Como escolher boas frutas: As frutas, verduras e legumes são alimentos fundamentais para uma boa refeição e devem estar na mesa de todos os brasileiros. Na hora de ir ao supermercado nos deparamos com várias opções e fica difícil definir um alimento em boas condições, que seja delicioso, fresquinho e extremamente saudável.

Como escolher boas frutas, verduras e legumes

Sendo extremamente importantes para nossa saúde, você não deve escolher qualquer um ou o primeiro que encontrar. Vale a pena gastar alguns minutos escolhendo a fruta, a verdura ou o legume certo, para que assim você e sua família usufruam de todos os benefícios que o alimento tem a oferecer.

Como escolher boas frutas, verduras e legumes na hora da compra (Foto: Divulgação)

A importância de escolher os alimentos certos

Ao escolher alimentos certos e fresquinhos você estará garantindo que sua família usufrua de todos os nutrientes e benefícios daquele alimento, podendo assim levar uma vida muito mais saudável.

Um exemplo são os legumes da safra: eles são menos expostos aos agrotóxicos, portanto conservam uma maior quantidade de nutrientes, são mais baratos e os mais indicados para a compra. Não se prenda somente a um legume ou fruta: adquira vários, pois todos nós precisamos de uma série de vitaminas e minerais no dia a dia, e só poderemos adquirir essas substâncias quando temos variedades de alimentos.

Como escolher boas frutas, verduras e legumes na hora da compra (Foto: Divulgação)

Como escolher frutas no supermercado

Há diversas frutas que você pode levar do supermercado. Seguindo algumas dicas e cuidados é possível levar uma fruta fresquinha e muito benéfica para a saúde.

O abacaxi, por exemplo, quanto mais amarelo estiver, melhor. Você não deve levar um abacaxi verde ou muito marrom, pois nessas condições ele não está apto para o consumo. O mesmo vale para a banana: ela deve estar bem amarela, sem pintas ou pontos verdes.

Já no caso das laranjas elas devem estar bem firmes e pesadas, pois isso significa que darão mais suco. Na hora de escolher a manga, certifique-se de que a fruta possui um cheiro doce e uma cor amarelo-avermelhado.

Como escolher boas frutas, verduras e legumes

Como escolher verduras no supermercado

No caso das verduras também deve-se observar alguns fatores na hora de escolher quais levar para casa. A salsa, por exemplo, deve estar bem verde e fresca. A hortelã não deve possuir manchas e deve ter um verde bem intenso.

O agrião ideal para consumo é aquele que possui talos firmes e folhas na cor verde-escuro. Já a alface deve ter folhas firmes e brilhantes. No caso dos brócolis, você deve dar preferência àqueles com flores mais fechadas.

Como escolher boas frutas, verduras e legumes na hora da compra

Como escolher legumes no mercado

Também há alguns truques para que você escolha os legumes certos para levar para casa. Um exemplo é a abóbora, que deve ter uma casca lisa e firme. O alho também deve ser bem firme, inteiro e sua casca deve estar preservada.

Na hora de escolher a berinjela, certifique-se de que a casca não possui nenhum dano. No caso das beterrabas você deve dar preferência às menores e bem firmes. A cebola também deve ter uma casca preservada e sem danos. A batata certa é aquela sem pontos marrons e com uma casca inteira.

Curtiu as dicas de Como escolher boas frutas, verduras e legumes? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.