Como manter a forma no inverno: O aumento de peso durante o inverno é muito comum. As baixas temperaturas estimulam o corpo humano a aumentar o apetite, como consequência disso comemos mais, pois o corpo está trabalhando para adquirir uma reserva energética que, em altas temperaturas não é necessária. Além disso os alimentos que culturalmente ingerimos no inverno são mais calóricos, a preguiça e o sono aumentam e a prática de exercícios exige mais força de vontade.

Como manter a forma no inverno

Veja a seguir as dicas para manter a forma:

Adicione o exercício físico a sua rotina

Do lado oposto ao aumento de apetite para criação de tecido adiposo, o organismo está acelerando o metabolismo numa tentativa de aumentar o calor corporal. Esse acontecimento aliado ao exercício físico, pode trazer bons resultados. O frio pode ser um obstáculo doloroso, mas os benefícios da atividade física regular são inúmeros. Exposto a baixas temperaturas nosso corpo tende a ter a resistência reduzida, o que facilita a aquisição de resfriados, gripes e doenças respiratórias em geral. A prática de modalidades esportivas minimiza esses riscos aumentando a resistência física. Para além disso, a prática regular melhora a qualidade do sono, eleva a autoestima, reduz o nível de estresse, fortalece os músculos, diminui o colesterol, dentre outros inúmeros benefícios.

Siga uma dieta balanceada

Por mais que o corpo necessite de mais calorias para se manter, é importante manter sempre uma dieta balanceada, incluindo frutas, legumes e verduras. Para evitar a ingestão excessiva de calorias, uma boa dica é reduzir os intervalos entre as refeições, desta forma o organismo recebe doses de energia aos poucos, durante todo o dia e prolonga a sensação de estar saciado. Sopas são uma boa opção de alimento saudável, desde que não sejam feitas com alimentos extremamente gordurosos. Elas geralmente incluem legumes e vegetais em sua composição, ajudam o corpo a se manter aquecido e possuem baixo valor calórico.

Beba água

O consumo de água durante o inverno geralmente diminui, é comum não sentirmos vontade de beber água. Mas, os líquidos que são eliminados precisam ser repostos. A água é um agente muito importante na hora da digestão, além de possuir inúmeros papéis onde atua no organismo humano. O corpo hidratado também passa a sensação de estar saciado. A desidratação tem como sintomas: cansaço e sonolência, boca seca, redução da produção de urina, dor de cabeça, pele ressecada, prisão de ventre, tonturas, entre outros.

Tente manter os mesmos hábitos o ano inteiro

O corpo age conforme a rotina. Mudanças severas de hábito desregulam as funções do metabolismo, é importante adaptar-se a temperatura de maneira sutil. Não é necessário remoldar toda a sua rotina de acordo com a estação, pelo contrário, é preciso mantê-la, desde que seja saudável, para que o corpo não sofra grandes alterações. Drásticas mudanças comportamentais podem fazer com que o corpo libere hormônios de estresse. O cortisol e a adrenalina são substâncias ligadas ao estresse, quando liberadas causam aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e contração dos músculos. Além disso, em um quadro de estresse crônico o cortisol faz com que o organismo armazene triglicerídeos (gordura) e reduz a função dos leucócitos, baixando a resistência do corpo.

Pequenas adaptações e saber driblar a preguiça são ações suficientes para que o inverno seja amistoso. Curtiu as dicas de como manter a forma no inverno? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.