Início DICAS Como plantar abacaxi passo a passo

Como plantar abacaxi passo a passo

por Danubia Schneider
Como plantar abacaxi passo a passo

Como plantar abacaxi passo a passo: O abacaxi é uma excelente planta, ela é deliciosa e muito usada tanto em pratos doces quanto em salgados. Seu sabor é marcante e refrescante ao mesmo tempo. Se você gosta de abacaxi é quer consumir a fruta fresquinha colhida no seu quintal, veja como fazer para plantar abacaxi passo a passo e pode consumir a fruta fresca e deliciosa.

Como plantar abacaxi passo a passo

Veja abaixo Como plantar abacaxi passo a passo 

1º passo – Faça a escolha do abacaxi

Você pode ir no supermercado ou fruteira e escolher um abacaxi que esteja fresco para poder remover a coroa. É importante que a coroa esteja bem verdinha, não pode apresentar nenhum tipo de mancha, nem marrom, nem amarela. O abacaxi deve estar bem dourado e firme, essa é a consistência e aparência certa para poder fazer as mudas de abacaxi.

A fruta não pode estar verde, ou as folhas não brotarão, não pode ter insetos nas folhas da coroa para que esteja saudável;

2º passo – Tire a coroa do abacaxi

Para remover a coroa do abacaxi você deve puxar folha por folha, caso esteja encontrando dificuldade use uma faca e corte junto com um pouco de polpa, depois é só fazer a limpeza na volta das folhas. É importante que a base das folhas, onde eles estão juntas esteja em perfeitas condições;

3º passo – Preparando a coroa para o plantio

Tire as folhas baixas próximas da base, de forma que o caule fique exposto para facilitar a brotação. Coloque a coroa de ponta cabeça e deixe assim por uma semana até secar;

4º passo – Colocar de molho

Pegue um pote para colocar o caule do abacaxi de molho, mas cuide para que as folhas fiquem de fora, elas não podem molhar. Para facilitar espete palitos na volta do caule do abacaxi para que ele fique firme e não vá para baixo evitando que molhe as folhas.

Coloque o pode em um local onde pegue sol, mas não pode ficar em temperaturas muito altas;

Troque a água todos os dias para que não crie musgo e espere até que crie raiz;

Como plantar abacaxi passo a passo

5º passo – Transfira a coroa para o solo

Para transferir a coroa para o solo é importante trata-lo fazendo uma mistura de 70% de terra com 30% de adubo.

Para neutralizar a acidez do solo você pode colocar calcário ou pó de cinzas de madeira;

Enterre apenas o caule, as folhas devem ficar do lado de fora da terra;

Molhe a muda de abacaxi uma vez por dia, no horário da manhã.

Até a colheita vai demorar alguns meses, no início vai surgir um cone vermelho bem no meio das folhas e depois vai surgir flores azuis e uma fruta. O tempo de crescimento do abacaxi é de 6 meses, ele cresce da flor.

Agora você já sabe como cultivar abacaxi é só dar início no plantio e colher frutas lindas e muito saborosas. Mostre-nos a sua plantação, pois para nós a sua colaboração é muito importante. Veja mais dicas e receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.

1

Você pode gostar

Receita do Dia
Receita do Dia disponibiliza receitas saudáveis, completas e instruções fáceis de seguir.