Deficiência de Proteínas: A proteína é um nutriente extremamente importante para o nosso corpo e desenvolvimento, sendo ela fundamental para nossos músculos e nossas células. A proteína é essencial para a reparação de tecidos e sem ela é muito difícil curar machucados e feridas. A proteína também é indicada para que a pele se mantenha saudável, além de promover o crescimento do cabelo e das unhas.

A falta de proteína em nosso organismo pode causar uma série de problemas e sintomas, dos quais falaremos a seguir.

Deficiência de Proteínas: quais os problemas, causas e doenças

Sintomas da falta de Proteína

A falta de proteína em nosso organismo pode gerar vários sintomas. Alguns deles servem de alerta para o fato de não estarmos consumindo a quantidade ideal de proteína ou pela falta total desse nutriente em nosso organismo.

A fadiga é um dos principais sintomas, principalmente se ela for excessiva. Há uma determinada quantia de proteínas que precisamos consumir para o corpo funcionar corretamente e, quando não há essa quantia, o organismo sofre com a falta de energia. Outro sintoma é quando o cabelo e a pele estiverem fracos. Se você estiver sofrendo com a queda ou enfraquecimento dos fios, pode ser sinal de falta de proteína. A pele é composta por três tipos de proteínas, por isso a deficiência das mesmas podem gerar rugas e deixar a pele mais fina.

Outro sintoma da falta de proteína é você ficar doente com frequência. O nosso sistema imunológico não funciona sem as proteínas, por isso, sem ela, nós ficamos mais expostos a doenças e resfriados. Problemas digestivos também podem ser sinais de falta de proteína.

Deficiência de Proteínas: quais os problemas, causas e doenças

Doenças causadas pela Deficiência de proteínas

Uma das principais doenças causada pela deficiência de proteína é a Kwashiorkor, também chamada de desidratação intermediária. Quando essa doença existe no corpo, a pessoa lida com anorexia, dermatoses ulceradas, aumento do fígado e também irritabilidade. Uma dieta pobre em proteínas favorece o surgimento do problema, por isso é essencial se alimentar adequadamente.

Outra doença é a Deficiência de Proteína Trifuncional. Ela acontece quando a pessoa não se alimenta ou está em jejum, pois ela impede a formação de energia. É mais comum surgir na infância, com sintomas como sonolência, hipoglicemia e perda de apetite.

Deficiência de Proteínas: quais os problemas, causas e doenças

Tratamento para Deficiência de Proteínas

O tratamento para a deficiência de proteínas varia. Se você já desenvolveu um problema mais sério pela falta desse nutriente, é preciso realizar um tratamento para esse problema específico, juntamente com uma dieta rica em proteínas.

Entretanto, se você apenas está com deficiência do nutriente e não desenvolveu nenhum problema mais sério, o tratamento mais indicado pode consistir apenas em modificar seus hábitos alimentares e inserir mais proteínas em seu cardápio. Quem encontrar muita dificuldade para ingerir alimentos proteicos pode ingerir algum suplemento indicado pelo médico. É fundamental procurar ajuda médica, pois cada caso é único.

Ter acompanhamento também lhe ajudará a saber se todos os nutrientes estão sendo consumidos nas quantidades ideais para manter o corpo saudável e funcionando bem. Vá ao médico se lidar com um ou mais sintomas mencionados anteriormente.