Doce de tapioca com coco também chamado de cuscuz doce, o doce de tapioca tem conquistado o coração e o estômago de muitas pessoas que provaram essa delícia. É a perfeita mistura do conhecido e tradicional cuscuz com a mais nova tendência culinária, a tapioca.

Origem do doce de tapioca

É um prato que mescla origens africanas, indígenas e árabes. Ele foi criado pelas escravas africanas, mas foi confeccionado com a tapioca, ingrediente de origem indígena, e inspirado no cuscuz, que por sua vez é de origem árabe e foi introduzido na culinária brasileira através dos portugueses.

Como a origem do cuscuz doce envolve as mais diferentes etnias, não é difícil imaginar que ele conquistou a todas elas e muitas outras ainda. É uma preparação super fácil de ser reproduzida e que vai conquistar todos os que provarem. Vale a pena provar!

Um doce para o final de semana

É claro que o doce de tapioca é rico em açúcar, muito calórico, mas quem disse que você não pode comer esse doce tão delicioso e quebrar a dieta? Você pode e deve comer doce de tapioca com coco, mas de forma limitada e só no final de semana, uma sobremesa de domingo, por exemplo. Você pode malhar um pouco mais na segunda para queimar as calorias do final de semana, certo?! Mas não pode deixar de degustar essa delícia. Se você se interessou e quer aprender a fazer doce de tapioca com coco veja abaixo a receita na íntegra. Conheça a receita agora:

Doce de tapioca com coco

Receita: doce de tapioca com coco

Você vai precisar de:

– 1 lata de leite condensado;

– 250 gramas de coco ralado;

– 500 gramas de farinha de tapioca;

– 400 ml de leite de coco;

– 2 colheres de chá de sal;

– 1 xícara de chá de açúcar;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– 1 litro de leite morno.

Modo de preparo do doce:

Coloque em um recipiente o leite de coco, o açúcar, a farinha de tapioca e o sal e misture-os. Em seguida, adicione o leite e metade da quantidade indicada de coco ralado. Misture até que a massa fique homogênea. Coloque a mistura em uma vasilha de vidro e deixe reservado por cerca de 2 horas. Passado esse tempo, cubra a massa com o leite condensado e reserve novamente por meia hora, aproximadamente. Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga e a outra metade da quantidade indicada de coco ralado. O coco ralado vai fritar e deve ficar levemente tostado. Coloque o coco tostado sobre a massa de tapioca. Depois, seu doce estará pronto para ser cortado e servido. Fica uma delícia!

Curtiu a receita de doce de tapioca com coco? Veja mais receitas deliciosas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.