Faça em casa Panetone: a melhor e maravilhosa receita caseira

Para mais receitas deliciosas, participe do nosso Telegram!

O panetone é um bolo típico da época do Natal e adorado por centenas de pessoas. Ele é comercializado em supermercados e lojas de doces possuindo vários sabores, sendo que atualmente já existe até mesmo panetone de chocolate e opções mais saudáveis para quem preferir. O panetone não pode faltar no Natal de muitas pessoas e uma alternativa, além de comprar, é fazer o seu próprio panetone.

Além de poder fazer para você e sua família, você pode acabar fazendo panetone para vender e assim gerar uma renda extra no fim de ano. A seguir, confira uma receita de panetone para você fazer em casa.

Ingredientes Panetone

Para fazer panetone em casa, você pode começar com a versão mais tradicional e depois começar a misturar ingredientes e inovar nos sabores. O panetone tradicional possui recheios de frutas secas e fica uma delícia. Veja, a seguir, todos os ingredientes que são necessários:

– 3 ovos;

– 50 gramas de fermento biológico fresco;

– 1 kg de farinha de trigo peneirada;

– 20 ml de essência de panetone;

– 1 copo de açúcar;

– 250 ml de leite morno;

– 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;

– 300 gramas de frutas cristalizadas;

– 1 pitada de sal;

– 250 gramas de uva passa;

– Raspas de 1 limão.

Modo de Preparo Panetone

Você deve bater os ovos com açúcar, manteiga, leite, fermento e a essência no liquidificador, garantindo que fique muito bem misturado. Em outro recipiente, coloque a farinha de trigo peneirada, abra um furo no meio e, em seguida, adicione os ingredientes que bateu no liquidificador.

Amasse bem até que a massa solte das mãos. Em seguida, adicione as frutas cristalizadas, as uvas passas e as raspas de limão. Coloque a massa em fôrmas de panetone, previamente untadas com manteiga até a metade, e coloque-as dentro de uma assadeira normal. Você deve deixar a massa crescer até dobrar de volume. Depois, faça um corte em X na parte superior da massa, pincele com gemas batidas e asse no forno até dourar.

Faça panetone em casa

Chocotone

Uma outra grande opção para preparar o panetone em casa é o chocotone, uma versão totalmente recheada de chocolate, para quem ama. O princípio da receita é o mesmo, mas alguns ingredientes mudam para tornar o bolo extremamente saborosos e desejado por todos.

Além de usar gotas de chocolate para essa receita, o chocotone também é trufado, ou seja, possui um enorme recheio de chocolate. Para o recheio trufado, recomendamos usar 200 gramas de chocolate meio amargo e 100 gramas de creme de leite. Você deve derreter no micro-ondas o chocolate, adicionar o creme de leite e misturar. Depois, quando o panetone estiver pronto, você deve cortar o topo do mesmo, remover o miolo e ir adicionando o recheio.

Dessa forma você irá preparar dois panetones deliciosos para sua família e também poderá encontrar uma forma de obter uma renda extra no fim de ano, afinal as pessoas adoram panetone, principalmente com chocolate.