Limpar as grades do fogão não é uma tarefa fácil, principalmente quando as bocas e as grades estão com muita sujeira ou gordura queimada. Naturalmente é comum limparmos usando o detergente e uma esponja natural, mas isso tende a levar muito tempo de esfrega-esfrega, o que resulta em um braço dolorido e em pouco resultado.

Aprenda um truque para limpar as grades do fogão usando amoníaco

O ideal é que para esse tipo de limpeza você recorra a métodos mais eficazes, que ajudem você a alcançar o seu objetivo sem se cansar. Para limpar o fogão, por exemplo, a dica de hoje é usar amoníaco, junto com uma esponja. Quer ver como limpar o fogão com esse produto? Continue lendo.

Removendo as peças que serão limpas

O primeiro passo é remover todas as peças que serão limpas do fogão, como as grades e as bocas. Você pode colocar as peças em cima da pia ou de uma bancada.

Em seguida você deve colocar cada peça dentro de um saco plástico com zip lock. Cada grade deve ir em um saco plástico, assim como cada boca do fogão que você deseja limpar.

Aprenda um truque para limpar as grades do fogão usando amoníaco (Foto: Divulgação)

Aplicando o amoníaco

Com as peças dentro dos plásticos você deve aplicar um pouco do amoníaco dentro de cada plástico, podendo usar um spray para auxiliar. Quando achar que cada plástico possui uma quantia razoável de amoníaco, feche lacrando toda a abertura.

É essencial que você se certifique de que não há nenhuma abertura, pois somente assim o vapor do amoníaco poderá se espalhar pela peça. Agora com o saco fechado você deve espalhar o amoníaco sobre a peça, esfregando para que o produto entre em contato com a sujeira. Você deve deixar o amoníaco agir durante a noite.

Aprenda um truque para limpar as grades do fogão usando amoníaco (Foto: Divulgação)

Limpando as peças do fogão

No dia seguinte, depois que o amoníaco agiu dentro dos sacos plásticos, você irá notar que toda a gordura das grades e das bocas se soltaram. Coloque luvas, retire as peças uma por uma do saco plástico, e esfregue suavemente para remover a sujeira e gordura.

Por último você deve limpar a peça normalmente e ela estará limpa novamente. Faça isso com cada peça, retirando-as dos sacos de acordo com a ordem de limpeza. Não retire todas de uma vez, retire apenas aquela que você irá limpar no momento e quando está estiver completamente limpa, retire mais uma e repita o procedimento de esfregar e lavar.

Aprenda um truque para limpar as grades do fogão usando amoníaco (Foto: Divulgação)

Alguns cuidados para usar amoníaco

O amoníaco é um produto de limpeza muito conhecido, tendo várias utilidades: pode ser usado como desengordurante, limpador de vidros, na limpeza de azulejos e ainda para remover manchas em geral. Mesmo sendo muito eficiente, ele pode causar alguns danos à saúde, por isso é fundamental estar a par de alguns cuidados.

É recomendado que você sempre use luvas ao mexer com amoníaco, pois seus vapores podem causar efeitos colaterais como tosse, edema na laringe, crises de bronquite e inflamações; enquanto a versão líquida pode causar queimaduras na pele e olhos. Evite misturar o amoníaco com água sanitária e mantenha-o longe das crianças e animais.

Curtiu o artigo sobre limpar as grades do fogão? Veja mais dicas interessantes na nossa pagina inicial do Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.