Lombo Trançado com bacon e molho de laranja

Para mais receitas deliciosas, participe do nosso Telegram!

O lombo trançado é um prato principal para momentos especiais como uma reunião em família que geralmente ocorre nas festas de fim de ano. Se trata de um prato muito típico e que muitas famílias acabam fazendo, até mesmo quem está indo para uma casa nova ou iniciando uma nova vida.

Ele com certeza não pode ficar de fora do seu almoço e a boa notícia é que qualquer pessoa pode conseguir fazê-lo, sem precisar ter muita experiência culinária. Basta ter todos os ingredientes e seguir as instruções. Se você ficou curioso para aprender a preparar lombo trançado, poderá conferir a receita a seguir!

Receita de lombo trançado

Ingredientes Lombo Trançado

O lombo trançado se trata de uma carne que cai muito bem para feriados e momentos em família. O prato ainda pode vir acompanhado de algum tipo de molho, como o molho de laranja, e possuir outros acompanhamentos (não se preocupe, daremos algumas dicas sobre isso também). A seguir, veja a lista completa dos ingredientes para o lombo e para o molho!

– 1 pacote de bacon fatiado;

– 2 e ½ kg de lombo;

– 1 folha de louro;

– 4 dentes de alho;

– 2 colheres de sopa rasas de sal;

– 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado;

– 1 pimenta-malagueta;

– 1 colher de sopa de sálvia picada;

– ½ xícara de chá de vinho branco;

– Pimenta do reino a gosto;

– Azeite.

Agora, veja os ingredientes para o molho de laranja:

– 1 colher de chá de gengibre laminado;

– 3 cravos;

– 500 ml de suco de laranja;

– 150 ml de creme de leite fresco;

– 80 gramas de açúcar refinado;

– Raspas de 2 laranjas.

Modo de Preparo Lombo Trançado

Você deve começar pelo lombo, cortando-o. O ideal é partir da extremidade e cortar três tiras no sentido do comprimento, mas sem chegar até a outra extremidade, assim você poderá fazer a trança. Reserve

No liquidificador, bata os ingredientes com exceção do louro e do bacon, até que vire uma pasta. Retire do liquidificador e adicione o louro. Coloque essa mistura sobre o lombo já cortado em tiras. Agora leve o recipiente com o lombo para a geladeira, para marinar de um dia para o outro. No outro dia, você deve cobrir as tiras do lombo com finas fatias de bacon.

Faça a trança e, se achar necessário, prenda na ponta com palitos. Prepare um envelope com papel alumínio e insira o lombo dentro. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por uma hora e meia, depois retire o alumínio e deixe até dourar.

Para o molho, coloque o gengibre com açúcar no fogo médio. Quando começar a caramelizar, coloque o cravo e o suco de laranja. Ferva até reduzir, o que pode demorar uns 20 minutos. Quando estiver pronto, desligue e adicione o creme de leite e as raspas de laranja. Misture e reserve. Você pode servir juntamente do lombo, em temperatura ambiente ou morna, você escolhe. Você pode servir o prato com um arroz de amêndoas.

Veja mais receitas como essa na nossa pagina inicial da Receita do Dia.