O manjar de coco é uma sobremesa muito preparada pelas famílias em diversas ocasiões, sendo uma ótima opção para a ceia de Ano Novo. Se você está querendo preparar uma sobremesa diferente para o almoço em família ou até mesmo para uma festa que está organizando, essa pode ser uma boa opção.

O manjar de coco pode ser preparado com bastante facilidade e não exige muito conhecimento da cozinha. Se você está curioso para aprender a fazer tal sobremesa, leia a seguir!

Manjar de coco

Ingredientes para o Manjar de Coco

Para o manjar de coco, há ingredientes para a própria receita e também para a calda. Veja os ingredientes a seguir:

Para o manjar:

– 1 litro de leite integral;

– 120 gramas de amido de milho;

– 200 ml de leite de coco;

– 2/3 de xícara de açúcar refinado.

Para a calda:

– 7 cravos;

– 400 gramas de ameixa seca sem caroço;

– 2 xícaras de vinho tinto;

– 1 xícara de açúcar cristal;

– 1 canela em pau;

– 1 xícara de água para a ameixa, se estiver muito seca.

Modo de Preparo do Manjar de Coco

Para preparar o manjar, você deve colocar o amido em uma panela junto com o leite de coco e o açúcar. Misture bem até desmanchar todas as bolinhas. Adicione o leite e misture. Leve ao fogo sem parar de mexer até que engrosse e você comece a ver o fundo da panela. Leve esse creme para uma forma molhada e deixe esfriando. Assim que esfriar, deixe na geladeira por 12 horas.

Para preparar a calda você deve misturar todos os ingredientes da mesma e levar ao fogo médio até que essa calda se reduza pela metade. Desligue o fogo, coloque a calda em um recipiente e leve para a geladeira.

Para montar o manjar, você deve desenforma-lo em um prato e depois basta adicionar a calda por cima.

Opção de Manjar de Coco com Leite Condensado

A receita também pode ser preparada com leite condensado para ficar ainda mais deliciosa. Os ingredientes da calda se mantêm os mesmos, mudando somente o do manjar:

– 200 gramas de coco ralado;

– 8 colheres de sopa de amido de milho;

– 1 xícara de chá de leite de coco;

– 1 litro de leite;

– 1 xícara de chá de leite condensado.

Na panela você deve misturar o amido de milho dissolvido no leite com o leite condensado e o leite de coco, além do coco ralado. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar, seguindo o mesmo modo de preparo da receita anterior.

Manjar branco

O manjar é uma sobremesa muito conhecida e há diversas versões além da de coco, como o manjar de morango com calda de chocolate, manjar branco especial, entre outros. Teste em casa as receitas e veja qual é a sua preferida, assim saberá qual preparar quando tiver algum momento especial. O manjar de coco é uma sobremesa diferente, simples e rápida, além de ser ideal para várias ocasiões.