Você sabia que é possível preparar uma manteiga caseira? As diversas receitas que rolam pela internet têm como intuito disponibilizar várias opções para a pessoa, de modo que ela teste todas e fique com aquela que mais lhe beneficiar, em questão de saúde mesmo e também de preparo de receitas.

Preparar uma manteiga em casa é muito mais fácil do que você imagina. Há várias receitas simples, com poucos ingredientes, que podem ser testadas. A seguir, veja como você pode preparar.

Receita de Manteiga Caseira sem Lactose

Receita de Manteiga Caseira sem Lactose

Para preparar essa versão totalmente sem lactose, você precisará de somente um ingrediente:

– 250 gramas de manteiga sem sal.

Para preparar essa manteiga sem lactose, você deve coloca-la em uma panela e levar ao fogo médio. Ferva e deixe derreter. Uma espuma será formada, assim que se formar a segunda espuma, você deve retirar do fogo. Deixe esfriar, coe e coloque em um vidro. Leve ao congelador até endurecer e retire. Sua manteiga sem lactose estará pronta.

Receita de Manteiga Caseira Tradicional

A receita mais tradicional de manteiga caseira leva somente dois ingredientes. Veja quais são:

– 500 gramas de creme de leite fresco;

– Sal a gosto.

Para preparar essa receita, primeiro você deve colocar o creme de leite no congelador por 10 minutos. Depois, leve-o para a batedeira e bata em velocidade média, até virar um chantilly. Acrescente o sal e, se quiser, pode também adicionar outros temperos. Bata até virar um líquido. Agora passe o creme em uma peneira para retirar o líquido. Leve o creme à geladeira por 20 minutos e pronto. Você pode descartar o líquido.

Receita de Manteiga Caseira Orgânica

Para preparar essa versão orgânica da manteiga caseira, você também precisará de somente dois ingredientes:

– ¾ de uma colher de chá de sal;

– ¼ de creme de leite orgânico.

Leve o creme de leite para o liquidificador e bata por 10 minutos. A massa deve ficar consistente e um soro deverá ser formado. Elimine esse soro e adicione o sal. Bata por mais 2 minutos. Agora passe a manteiga caseira na água, isso irá ajudar a eliminar o soro que faltou. Coloque a manteiga em um recipiente fechado e deixe-a na geladeira por 30 dias.

Com essas variadas opções de manteigas caseiras você terá um bom tempo para prepara-las e experimentar cada uma, assim como o seu resultado nas receitas. As manteigas caseiras podem ser usadas em centenas de receitas, inclusive no preparo de pratos para o almoço e jantar.

Elas também tendem a ser mais saudáveis do que a tradicional margarina e, se você optar pela versão sem lactose, também pode ser consumida pelos intolerantes. Como você viu, com poucos ingredientes você consegue preparar uma manteiga caseira duradoura e deliciosa, além de saudável. Teste em casa a receita que preferir e economize no mercado, além de estar ajudando a sua saúde a ficar melhor. Esses são apenas alguns exemplos de receitas, existem diversos outros e você pode sempre inovar da forma que preferir.

Curtiu a receita? Veja mais receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.