Início PEIXES Moqueca baiana (Melhor receita)

Moqueca baiana (Melhor receita)

por Danubia Schneider
receita de moqueca baiana

A moqueca baiana é um prato típico da culinária brasileira, que consegue deixar qualquer um com água na boca. A receita tradicional leva peixe e um caldo bem temperado, que vem quase sempre acompanhada de um pirão para tornar a experiência de sabor ainda mais irresistível.

Existem diversas formas de preparar moqueca, porém, a versão baiana se destaca como a mais conhecida. A receita combina sabores fortes, complexos e picantes, que definitivamente conseguem representar a culinária da Bahia.

A moqueca baiana é um prato típico da culinária brasileira. (Foto: Divulgação)

A moqueca baiana é um prato típico da culinária brasileira. (Foto: Divulgação)

Receita de moqueca baiana

Pouca gente sabe, mas a moqueca tem origem indígena. Isso mesmo! O prato se inspirou no costume dos índios de cozinhar peixes enrolados em folhas na brasa. Com o tempo, a receita ganhou novos ingredientes, como dendê, leite de coco e pimentão.

Confira a seguir o passo a passo para preparar uma deliciosa moqueca baiana:

Ingredientes:

– 2 quilos de peixe (pacu ou tilápia)

– 2 cebolas

– 1 colher de chá de coentro desidratado

– 2 pimentões amarelos

– 2 pimentões vermelhos

– 5 tomates

– 1 limão

– 2 litros de leite de coco

– 200 ml de azeite de dendê

– 500 g de farinha de mandioca

– 200 g de manteiga

– 4 dentes de alho

– Sal a gosto

– Pimenta do reino em pó

– Molho de pimenta a gosto

– 4 pedaços de folhas de bananeira cozidas na água

Moqueca baiana 3

Como fazer Moqueca baiana

  1.  Inicie a receita removendo as sementes dos pimentões e dos tomates.
  2. Limpe o peixe e deixe-o marinando no tempero por 1 hora, ou seja, na mistura de suco de limão, sal e alho amassado. Você também pode adicionar outros temperos, como cheiro verde e pimenta do reino.
  3. Abra as folhas de bananeira, coloque os peixes e distribua bem o tempero. Faça os embrulhos, amarrando com um cordão.
  4. Leve os peixes embrulhados na folha de bananeira ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Essa etapa é muito importante para que a carne fique bem macia.
  5. Enquanto o peixe estiver assando, prepare o pirão. Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente a farinha de mandioca, 2 xícaras de água, coentro e sal. Mexa até obter uma mistura cremosa e reserve.
  6. Quando o peixe estiver assado, coloque-o em uma panela de barro, junto com tomate e os pimentões. Depois, coloque o leite de coco e deixe ferver, sempre com a panela aberta. Avalie o tempero, acrescentando sal e pimenta se tiver necessidade. Coloque o azeite de dendê e mexa até que todos os ingredientes, até que tudo esteja incorporado.

Moqueca baiana 1

A receita de moqueca é um tanto complexa, mas com certeza fará toda a diferença no seu cardápio. O rendimento é de 5 porções e o tempo de preparo não passa de 1 hora. Bom apetite!

Receita do Dia agradece pela sua visita.

0

Você pode gostar

Receita do Dia
Receita do Dia disponibiliza receitas saudáveis, completas e instruções fáceis de seguir.