O nhoque de batata é uma receita típica da culinária italiana, mas que tem conquistado cada vez mais a preferência dos brasileiros. O prato nada mais é do que uma massa preparada com farinha de trigo e batata, que se torna mais saborosa quando recebe um banho de molho vermelho.

Em geral, o nhoque de batata é uma receita trabalhosa e que requer paciência para preparar as massinhas e o molho. A cozinha pode ficar um tanto bagunçada, mas o resultado desse prato promete surpreender a todos, seja no almoço ou no jantar.

Você pode gostar também:

Aprenda a fazer um delicioso nhoque de batata. (Foto: Divulgação)
Aprenda a fazer um delicioso nhoque de batata. (Foto: Divulgação)

Receita de nhoque de batata

Confira a seguir como fazer um delicioso nhoque de batata:

Como fazer Nhoque

Ingredientes

Massa

– 120g de farinha de trigo

– 40g de queijo muçarela ralado

– 600g de batata

– 3 gemas

– Sal e pimenta a gosto

Molho

– 100g de tomate concentrado

– 1 kg de tomate sem pele e sem semente

– 150g de cebola em cubinhos

– 200g de bacon

– 60g de farinha de trigo

– 1 folha de louro

– 1 colher rasa (sopa) de açúcar

– 1 caldo de carne

– Sal e pimenta a gosto

– Azeite

– 2 dentes de alho amassados

Modo de preparo

Nhoque de Batata 3

1. Envolva as batatas com casca em papel alumínio, coloque-as em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos. O ponto certo é quando elas estiverem molinhas.

2. Retire as cascas das batatas e amasse-as para fazer um purê. Em seguida, misture as gemas, a muçarela ralada, o sal, a pimenta e a farinha. Leve essa mistura ao fogo para cozinhar e espere ela adquirir consistência.

3. Quando a massa do nhoque estiver morna, pegue um pouco e faça pequenos rolinhos. Depois, corte no tamanho desejado e use o garfo para fazer marquinhas.

4. Em uma panela, coloque água com sal e espere ferver. Em seguida adicione os nhoques e deixe cozinhar. Quando as massinhas subirem a superfície, é sinal de que estão no ponto certo.

5. Retire os nhoques com uma escumadeira e coloque-os em um recipiente com água fria. Esse procedimento é muito importante para dar o choque térmico.

Nhoque de Batata 1

6. Por fim, retire os nhoques da água gelada de deixe secar.

7. Chegou a hora de preparar o molho. Coloque o azeite em uma panela e refogue o bacon. Acrescente a cebola e o alho para refogar também.

8. Agora coloque o tomate concentrado e os tomates picados. Acrescente o caldo de carne, o sal, a pimenta e o louro. Diminua o fogo e deixe cozinhar por uma hora.

9. Finalmente chegou o momento da montagem. Unte um refratário com manteiga e coloque os nhoques. Depois, cubra com uma camada generosa de molho e salpique queijo parmesão.

10. Coloque o refratário no forno por alguns minutos para gratinar.

O nhoque de batata leva, em média, 2h para ficar pronto e tem um rendimento de 10 porções. Receita do dia agradece pela sua visita. Bom apetite!