Início Pães Panetone sem Glúten para intolerantes e sem engordar

Panetone sem Glúten para intolerantes e sem engordar

por Bety Krause
Receita de panetone sem gluten

Panetone sem glúten: O Natal está chegando e uma das receitas mais típicas para essa época do ano é o panetone. Se trata de um bolo extremamente delicioso e que pode ter o recheio que você quiser. As receitas tradicionais são recheadas de glúten, mas aqui você será capaz de encontrar uma versão livre dessa substância e que, portanto, pode ser consumida por qualquer pessoa.

O panetone sem glúten é uma opção tanto para intolerantes ao glúten quanto para as pessoas que não querem ingerir a substância para não engordar. A seguir, confira a receita completa!

Receita de Panetone sem Glúten

Para preparar o panetone sem glúten você precisará de uma série de ingredientes, mas não se preocupe, todos eles são muito fáceis de encontrar. Veja a lista completa a seguir:

– 1 colher de sopa de goma xantana;

– 3 colheres de sopa de manteiga ghee clarificada ou comum;

– 2 xícaras de farinha de arroz;

– 1 colher de chá de essência de baunilha;

– 3 colheres de açúcar demerara ou mascavo;

– ½ xícara de fécula de batata;

– 3 ovos;

– 1 pitada de sal;

– 1/3 xícara de polvilho doce;

– 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo;

– 1 limão fresco (somente as raspas);

– 1/3 de xícara de água morna;

– Uvas passas e amêndoas em flocos a gosto;

– Gotas de chocolate a gosto.

Modo de Preparo Panetone sem glúten

Agora que você já tem a lista completa dos ingredientes, chegou a hora de entender como fazer essa receita. Você deve criar um mix de farinhas sem glúten e, para isso, misture a fécula de batata com a farinha de arroz, polvilho doce e com a goma xantana. Em seguida, reserve essa mistura. Em outro recipiente, misture o fermento biológico com água morna e reserve.

Agora em uma tigela você deve misturar dois dos ovos com as raspas de limão, a essência de baunilha, o sal, a manteiga e o açúcar. Misture bem até ficar tudo homogêneo. Se preferir, também pode fazer isso na batedeira. Adicione agora o fermento reservado à essa mistura e mexa bem. Com calma e aos poucos, adicione o mix de farinhas na mistura, até que se torne uma massa bem macia de pão.

Importante:

a massa deve desgrudar das mãos. Cubra o recipiente com plástico filme e deixe crescendo por 30 minutos.

Passado esse período, você poderá rechear com o que quiser. Na receita nós usamos uvas passas, chocolate e amêndoas, mas você pode adicionar o recheio desejado. Mexa até misturar bem, leve para a forma de papel para panetone, cubra novamente e deixe por 1 hora. Pincele com um ovo mexido para que o panetone ganhe brilho. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos e cuide bem para não queimar.

De forma simples e prática, você terá um panetone delicioso de Natal completamente saudável e livre de glúten. Teste essa receita e diversifique os recheios para conseguir preparar diferentes panetones que agradem a toda a família.

0

Você pode gostar

Receita do Dia
Receita do Dia disponibiliza receitas saudáveis, completas e instruções fáceis de seguir.