O pão caseiro trata-se de uma receita bem antiga que passa de geração para geração. Geralmente a nossa avó ou mãe preparou na nossa infância esse pão em casa e nós sempre adoramos. O pão caseiro fica bem macio e ainda pode ser ingerido meio morno. O seu sabor é indiscutivelmente melhor do que o pão que compramos na padaria, além de existirem versões saudáveis e menos calóricas do que a tradicional.

Se você quer preparar esse pão caseiro delicioso e macio, aprenderá algumas receitas a seguir!

Pão caseiro de micro-ondas

Receita Pão de Micro-ondas

Para preparar essa receita de pão caseiro de micro-ondas, você precisará dos ingredientes a seguir:

– 30 gramas de manteiga;

– 30 gramas de fermento fresco;

– 300 gramas de farinha;

– 20 gramas de açúcar;

– 150 ml de leite;

– Sal a gosto.

Dissolva o fermento com o açúcar e o leite morno. Deixe essa mistura descansar por 10 minutos em um recipiente. Em outro recipiente, misture a farinha, a manteiga (que deve ter sido amolecida no micro-ondas), o restante do leite, o sal e, por fim, adicione a mistura que estava no outro recipiente. Misture tudo até que a massa fique bem lisa e deixe descansar até que o pão dobre de tamanho. Cubra com um pano.

Quando dobrar de tamanho, amasse a massa com os dedos e coloque-a em um molde de plástico próprio para micro-ondas, já untado. Pincele a superfície da massa com azeite de oliva. Coloque o micro-ondas em potência de 60% e asse por 7 minutos.

Pão caseiro de micro-ondas

Receita de Pão Caseiro

É possível também preparar o pão caseiro sem ser no micro-ondas. Essa receita pode demorar um pouco mais de tempo, portanto é indicado para dias que você possui mais tempo para dedicar à cozinha. Veja os ingredientes:

– 2 ovos;

– 3 tabletes de fermento biológico fresco;

– 1 kg de farinha de trigo;

– 2 colheres de sopa de açúcar;

– 1 xícara de chá de óleo;

– 1 colher de sopa de sal;

– Farinha de trigo para enfarinhar;

– 2 xícaras de chá de água morna;

– Óleo e farinha de trigo para untar.

Em um recipiente você deve misturar o fermento e o açúcar, até que ele se dissolva completamente. Adicione o sal e a água, em seguida misture bem. Adicione os ovos e o óleo, misture novamente. Junte a farinha, adicionando-a aos poucos. Agora você deve ir sovando a massa, até que ela desgrude das mãos. Vá adicionando mais farinha se achar necessário.

Divida a massa em 3 partes, abrindo cada uma com o rolo sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Enrole como um rocambole e modele o pão como preferir. Coloque cada parte em uma fôrma untada e enfarinhada. Cubra e deixe descansando durante uma hora para aumentar de tamanho. Leve ao forno médio e asse por 40 minutos aproximadamente. Depois você só precisa deixar esfriar para desenformar e comer.

Prepare essas duas receitas e veja como elas ficam deliciosas. A primeira receita é ideal para você que deseja ter um pão caseiro fresquinho em poucos minutos. Veja mais deliciosas receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.