Pão de cenoura: O pão é um item tão comum no nosso dia a dia que é quase impossível ficar sem. Os primeiros pães, muito mais primitivos do que os atuais, surgiram lá na Mesopotâmia. Há indícios de que o pão fermentado tenha sido descoberto no Egito há mais de 4 mil anos. Ou seja, o famoso pãozinho que você compra na padaria perto da sua casa já faz parte da vida das pessoas há muitas gerações.

Receita de pão de cenoura

Diferentes tipos de pães

Existem hoje os mais diferentes tipos de pães produzidos para os mais diversos fins: sanduíches, cachorros quentes, recheadas… E, como era de se esperar, os ingredientes também foram se alterando. É possível fazer um pão muito além do tradicional combo de farinha, água e sal. Os pães podem ser acrescidos de iogurtes, leites, grãos e até mesmo de itens mais inusitados como os vegetais.

A criação de pães com ingredientes diferenciados possibilitou seu consumo até mesmo entre as pessoas que sofrem de intolerâncias alimentares, como à lactose ou ao glúten. Além, é claro, de ajudar aqueles que estão passando por um processo de perda de peso e não querem abrir mão do seu pãozinho no café da manhã.

Aprenda nesse artigo uma receita maravilhosa de pão de cenoura. Ela é perfeita para todos os tipos de pessoas e agrada a todos os gostos, além de poder ser usada também para incrementar mais vegetais na alimentação da sua família.

Receita de pão de cenoura

Modo de preparo do pão de cenoura:

Bata no liquidificador as cenouras raladas com os ovos, o mel, o sal, o azeite de oliva e os temperos, se escolher usá-los.

A mistura deve ficar totalmente homogênea e pastosa. Depois, coloque os flocos de quinoa, o coco ralado e a farinha de linhaça. Bata de novo até que fique tudo bem misturado.

A massa liquidificada deve ficar em uma consistência bem firme. Coloque essa massa em um recipiente e acrescente as nozes e as passas.

Salpique um pouquinho de amido de milho para que elas fiquem incorporadas à massa. Por último, acrescente o fermento biológico e misture a massa até estar tudo bem equilibrado.

Passe um fio de azeite em uma assadeira de pão e enfarinhe-a com a farinha de sua preferência. Adicione a massa do pão na forma e deixe-o descansar por cerca de 60 minutos.

Quando ver que ele está o dobro do tamanho inicial, é hora de assar. Preaqueça o forno em uma temperatura de 180 graus e deixe seu pão assando por cerca de meia hora. Espere que ele esfrie um pouco para retirá-lo da assadeira e espere até que ele esfrie totalmente para cortá-lo e servi-lo.

Curtiu a receita de pão de cenoura? Veja mais deliciosas receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.