Início Pães Pão Doce de Natal: pão delicioso e super fofinho

Pão Doce de Natal: pão delicioso e super fofinho

por Bety Krause
Receita de pão doce de natal

O pão doce de Natal é uma receita bem popular e que muitas famílias não abrem mão de fazer nessa época do ano. Com o Natal cada vez mais próximo, já é bastante grande a procura por receitas e pratos típicos dessa época do ano, para que seja montado o cardápio do grande dia.

O pão doce de Natal pode ser preparado com alguns ingredientes fáceis de encontrar no mercado e há algumas variações, alterações que você pode fazer até para tornar o prato menos calórico. A seguir, aprenda a preparar o Pão Doce de Natal.

Receita Pão Doce de Natal

Para preparar essa receita, você irá precisar dos ingredientes a seguir:

– 5 ovos;

– 1 lata de óleo;

– 1 e ½ xícaras de farinha de trigo sem fermento;

– 4 colheres de sopa de fermento de pão fresco;

– 1 lata de leite condensado;

– 1 colher de sopa rasa de sal;

– 1 lata de leite;

– Frutas cristalizadas para o recheio.

Modo de preparo:

1º passo – Para preparar essa receita você deve colocar no liquidificador o óleo com o leite condensado, os ovos, o leite e o fermento de pão.

2º passo – Bata tudo muito bem. Coloque essa mistura em um recipiente e adicione a farinha de trigo, além do sal. Vá adicionando a farinha até obter a consistência de massa dura, mas lembre-se de molhar sempre um pouco com óleo.

3º passo – Em seguida, deixe a massa crescer até dobrar de tamanho. Abra a massa com um rolo de macarrão e recheie com as frutas cristalizadas ou outro recheio que tenha escolhido. Corte em pedaços e coloque a massa em pé em uma forma de buraco, deixe crescer novamente e pincele gema de ovo com azeite doce em cada pão.

4º passo – Deixe crescer novamente e leve ao forno preaquecido a 180ºC até que fique dourado.

Opção de Pão Doce de Natal Vegetariano

Também é possível preparar um recheio mais vegetariano e igualmente delicioso. A receita da massa é a mesma dada anteriormente, você só troca o fermento de pão pelo fermento biológico seco e usa cerca de 8 colheres de sopa de açúcar. Agora, veja os ingredientes para a cobertura:

– 1 vidro de leite de coco;

– 1 e ½ xícaras de chá de açúcar;

– 1 punhado de frutas cristalizadas;

– 1 punhado de uvas passas.

Modo de preparo:

1º passo – Para preparar a cobertura, você deve colocar em um recipiente o açúcar, o leite de coco, as uvas e as frutas.

2º passo – Misture tudo muito bem, logo depois coloque essa cobertura sobre o pão (você deve retirá-lo do forno, mas sem desligar a máquina), logo depois devolva o pão ao forno.

3º passo – Você deve assar até que a cobertura seque e se cristalize no pão.

Você tem dúvidas? Veja uma versão diferente em vídeo

Com essas duas opções de cobertura você já terá um prato para o seu Natal e ainda pode preparar as duas opções antes para testar e ver qual lhe agrada mais. Se você tiver experiência na cozinha, é possível inovar ainda mais nos ingredientes da massa para torna-la bem saudável. Veja mais receitas na nossa pagina inicial da Receita do Dia.

0

Você pode gostar

Receita do Dia
Receita do Dia disponibiliza receitas saudáveis, completas e instruções fáceis de seguir.