O patê de alho trata-se de um tipo de tempero que pode ser adicionado a torradas, carnes, saladas e há diversos outros tipos de pratos para dar um gosto especial e mais saboroso. Existem os patês que vendem em supermercados e podem ser encontrados em pelo menos dois sabores diferentes, mas você mesmo pode criar o seu patê em casa com ingredientes que são facilmente encontrados.

A receita de hoje é de um patê de alho, mas é importante destacar que há várias receitas de patê de alho e hoje você aprenderá pelo menos duas, podendo coloca-las em prática para testar qual é melhor de acordo com o seu paladar. Veja a receita a seguir!

Receita de patê de alho

Receita de Patê de Alho

Essa receita pode ser preparada em somente cinco minutos e rende cerca de 8 porções. Ela é extremamente fácil. Os ingredientes necessários são:

– 1 e ½ xícara de óleo;

– 4 dentes de alho sem casca;

– 1 xícara de chá de leite gelado;

– Sal e cheiro-verde a gosto.

Leve o alho e o leite ao liquidificador e bata-os em potência média até que fique bem triturado. Adicione o óleo em fio, mantendo o liquidificador ligado. Vá adicionando e batendo, até que fique com uma consistência cremosa. Você pode adicionar mais óleo se achar necessário. Tempere com sal e cheiro-verde, batendo novamente para misturar. Seu patê de alho está pronto para ser aplicado no acompanhamento desejado.

Patê de alho: creme de alho

Patê de Alho Vegano

As pessoas veganas também podem contar com uma versão da receita de patê de alho para que possam usar esse tempero como acompanhamento de vários pratos, dando um sabor a mais às suas receitas. Para essa receita de patê de alho vegano, os ingredientes necessários são:

– ¼ de xícara de água;

– ¼ de xícara de azeitonas verdes;

– 1 xícara de nozes;

– 2 dentes de alho pequenos;

– 2 colheres de sopa de semente de girassol;

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

– Suco de ½ limão;

– Sal e pimenta a gosto;

– Ervas secas de sua preferência.

Enxague as nozes em água corrente com uma peneira, depois coloque-as em um recipiente e cubra com água filtrada. Deixe elas ficarem de molho por cerca de 8 horas. Depois escorra a água e jogue-a fora. Coloque metade das nozes no processador com as sementes, o alho, as azeitonas e o limão. Vá adicionando água aos poucos enquanto processa, até que fique como uma pasta. Acrescente o restante das nozes, tempere com sal e pimenta e bata novamente até obter a consistência que desejar. Você pode obter uma pasta bem lisinha, processando todas as nozes, ou algo com alguns pedaços.

O patê de alho ainda pode ser preparado com iogurte e vários outros ingredientes que você nem imagina. Essa receita preparada em casa também pode ser chamada de maionese caseira, mas existem diversas outras receitas também de maionese para ser feita em casa. Reúna os ingredientes e em poucos minutos você terá um delicioso patê.

Curtiu as receitas? Veja mais receitas como essas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Obrigada pela sua visita.