Receitas de fondue: É só começarem os primeiros dias frios do inverno que os amantes de fondue já ficam loucos de vontade de fazer suas receitas. A iguaria suíça feita a partir do queijo é muito conhecida e amada em nosso país, principalmente na região do sul, onde o frio é mais intenso do que no restante do Brasil.

O fondue apresenta variações de sabores – Receitas de fondue

Mas assim como todos os pratos, o fondue também foi adaptado. Além do sabor queijo, podemos encontrar e reproduzir fondues de chocolate e até mesmo de carne. Tudo isso é possível graças aos diferentes molhos e acompanhamentos que incrementam esse delicioso prato.

Fondue doce

No fondue de chocolate, normalmente os acompanhamentos incluem frutas dos mais variados tipos. No caso do fondue de carne, o que muda são os molhos que serão servidos com o acompanhamento. E por fim, no modelo mais clássico que é o fondue de queijo, os acompanhamentos são pães, legumes e até mesmo batatas.

Veja agora diferentes receitas que te ensinarão a preparar um delicioso molho para receber os amigos ou para degustar com seu amor em frente à lareira, mesmo que você não entenda muito do assunto. Para preparar seu prato, é importante ter um kit de fondue, que vai manter seu molho quente e possibilitar um jantar delicioso.

Fondue de queijo simples

Ingredientes:

– 600 gramas de queijo ralado, de diferentes tipos;

– 200 ml de vinho branco;

– 1 dente de alho pequeno;

– Noz moscada a gosto.

Modo de preparo:

Pegue sua panelinha de fondue e passe o dente de alho sobre ela, tanto no fundo da panela quanto nas laterais. Coloque a panela no fogo e adicione o vinho, mantenha o fogo em temperatura baixa. Espere até que o vinho comece a borbulhar e, então, adicione o queijo aos poucos. Não pare de mexer, de preferência, com uma colher de madeira. Quando a mistura estiver em uma consistência de creme, é hora de temperar com a noz-moscada e seu fondue está pronto para servir com pãezinhos e batatas.

receitas de fondue

Fondue de carne ao vinho

Ingredientes:

– 1 litro de vinho tinto seco;

– 500 gramas de filé mignon cortado em cubos;

– 2 dentes de alho amassados;

– 1 tablete de caldo de carne;

– 1 cebola cortada ao meio.

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione os dentes de alho, o vinho, o caldo de carne e a cebola e deixe no fogo até que a mistura comece a borbulhar. Coloque o vinho temperado na panela de fondue e cozinhe o filé mignon nele. Depois, adicione na carne o molho de sua preferência, que pode ser um molho rosé ou um molho de queijo, por exemplo.

Receitas de fondue

Fondue de chocolate com conhaque

Ingredientes:

– 200 ml de creme de leite;

– 300 gramas do chocolate de sua preferência;

– 1 colher de sopa de conhaque.

Modo de preparo:

Aqueça uma panela em banho-maria e derreta o seu chocolate escolhido sobre ela. Depois de derretido, adicione o creme de leite e misture-os bem até que fique uma mistura homogênea. Por fim, use o conhaque para finalizar o molho de chocolate. Coloque seu fondue em uma panela própria para esse fim e sirva-o com pedaços das frutas que você mais gostar.

Curtiu as receitas de fondue? Veja mais receitas deliciosas na nossa pagina inicial da Receita do Dia. Bom apetite.