Essa doença está cada vez mais presente na vida das pessoas, são milhares de famílias afetadas por ela o que deixa todos muito aflitos. Quando você menos espera surge a notícia do câncer é um baque para quem a recebe e para todos da família.

Teste que permite detectar câncer em 10 minutos

Você sabia que existem estudos experimentais de testes que conseguem detectar o câncer em 10 minutos? Sim, isso mesmo, em 10 minutos. Saiba mais sobre o assunto aqui conosco.

Exame ultra rápido pode ajudar na cura da doença

Todos nós sabemos que quanto mais cedo for detectado o câncer, maiores são as chances de cura da doença, imagina não ter que passar por todos aqueles exames que duram vários dias, semanas até para chegar a um diagnóstico preciso. Nesse meio tempo o câncer vai piorando, imagina você conseguir através de um exame apenas, detectar a doença em 10 minutos? Saiba que em breve, muito breve já vai ser possível, pois pesquisadores australianos estão trabalhando em um teste experimental, que se for bem-sucedido, será o único teste que em um período muito breve poderá detectar de maneira simples, qualquer tipo de câncer.

Teste que permite detectar câncer em 10 minutos

Como funciona o exame

Os cientistas da Universidade de Queensland, que conduziram os estudos, usaram a mostra de células de 200 pacientes que apresentavam tumores diferentes e chegaram à conclusão que algumas expressões do DNA apresentam diferença entre as células com câncer e as saudáveis.

Através de experimentos realizados em uma solução aquosa dissolvendo as células e também experimentos realizados com as mesmas e a sua afinidade com ouro, foi descoberto que as células cancerígenas apresentaram o mesmo comportamento, independentemente do tipo de câncer.

Teste que permite detectar câncer em 10 minutos

Uma simples amostra de sangue

Dessa forma foi comprovado que com apenas uma simples amostra de sangue, se consegue fazer um teste com as células e descobrir, em apenas 10 minutos, se ocorre alguma alteração do DNA que comprova as células cancerígenas. Conforma informações dos pesquisadores os testes obtiveram 89% de precisão, ou seja, em cada 100 pessoas com câncer 89 foram detectadas com a doença. Portanto, mesmo detectando as células cancerígenas o teste não é capaz de informar qual o tipo de câncer presente no organismo, tão pouco a gravidade do mesmo.

Teste que permite detectar câncer em 10 minutos

Uma descoberta e tanto

De acordo com o médico Tulio Pfiffer, que é oncologista clínico, que atua no hospital Sírio Libanês, mesmo estando em fazer de estudos o teste seria muito eficiente, pois conseguiria detectar de forma precoce células cancerígenas no organismo. Mesmo com testes que existem hoje que indicam proteínas como marcadores tumorais, não é tão preciso, pois elas aparece em apenas alguns tipos de tumores.

Hoje se chega a conclusão do câncer só com biópsia do tumor, onde apresenta alterações na biologia do DNA. Com essa nova tecnologia é possível saber que há um câncer se desenvolvendo. Com o teste é possível ver o DNA alterado pelo tumor, uma vez que ele se agrega, ou não, à moléculas de barras de ouro ou de água. Dessa forma é muito mais rápido dar início ao tratamento do câncer.